O Centro Ciência Viva de Constância faz 12 anos e para assinalar a data vai realizar um conjunto de atividades este domingo, dia 20, entre elas a inauguração da câmara detetora de raios cósmicos e a visita à exposição que integra o avião a jacto Lockheed T33 – T Bird, cedido pela Força Aérea Portuguesa.
A partir das 15 horas, em início o programa de atividades com a palestra” Raios Cósmicos – Aprender as partículas extraterrestres”, pela investigadora Sofia Andringa do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimentar de Partículas.
Após a palestra, pelas 16h, será feita a apresentação pública de uma câmara detetora de raios cósmicos recentemente cedida pelo LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimentar de Partículas, e de uma versão renovada da exposição Física de Voo que integra um avião a jato Lockheed T33 – T Bird, cedido pela Força Aérea Portuguesa.
O programa das comemorações do aniversário do Centro Ciência Viva conta também com uma atuação da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, a que se seguirá um lanche com bolinhos lunares e jovianos, acompanhados de observações da Lua e de Júpiter com binóculo e telescópio.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Constância refere que “enquanto associada da Associação Centro Ciência Viva de Constância, releva a apresentação pública dos novos equipamentos, que se juntam aos já existentes, porquanto os mesmos são uma mais-valia para a prossecução dos objetivos do CCVC, ou seja a promoção e a disseminação da cultura científica”.
Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.