Para quem gosta de caminhadas não faltam oportunidades no Concelho de Constância. Só até ao fim do mês estão agendadas três caminhadas.
Já no dia 22, por iniciativa do Centro Ciência Viva de Constância, realiza-se a partir das 9h30 um passeio pedestre interpretativo denominado “À Descoberta do Tejo”, com cerca de 7km, com início e término na vila. Ao longo de três horas, os participantes percorrem a margem direita do rio Tejo de modo a observar, identificar e registar as espécies de flora e fauna existentes e as condições físicas e químicas da água.
A inscrição é obrigatória (20 vagas) e pode ser feita neste link
No mesmo fim de semana, é a vez da caminhada solidária da favor da Alzheimer Portugal a realizar no dia 21, pelas 21h00, para assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.
O percurso do chamado “Passeio da Memória” tem aproximadamente 9 km, com início na Aldeia de Santa Margarida da Coutada, seguindo por Vale de Mestre, Portela, Vale de Mestre (de novo), Malpique e termina na Aldeia.
A Câmara Municipal de Constância disponibiliza transporte a quem queira participar e não tenha como se deslocar para o local do início da caminhada, de acordo com o seguinte roteiro: (Montalvo: 19h45 – Junto ao sobreiro; Constância: 19h55 – Junto à Câmara Municipal de Constância; Constância Sul: 20h05 – junto ao Café Sobe e Desce; Portela: 20h10: Junto à Sociedade Recreativa Portelense; Vale de Mestre: 20h15 – Junto ao Parque Ambiental de Santa Margarida; Malpique: 20h20: Junto à União Jazz Malpiquense).
Os interessados podem fazer a sua inscrição neste link ou na Secretaria do Parque Desportivo Municipal de Constância.
O valor das inscrições (donativo mínimo de 5 € por participante) reverte a favor da Alzheimer Portugal.
“Azeite e azeitona: um património milenar” é o tema de um passeio pedestre que o Município de Constância vai realizar no sábado, 29 de setembro, para assinalar as Jornadas Europeias do Património.
Pegando no tema da edição de 2018 das JEP, “Partilhar Memórias”, a atividade vai decorrer em Constância, a partir das 9 horas e consiste num passeio pedestre que engloba uma degustação e uma partilha de saberes e memórias deste património milenar.
A caminhada, numa distância de 10 quilómetros, tem uma duração aproximada de seis horas.
Para participarem, os interessados devem fazer a sua inscrição através do telefone 249 736 929.
As Europeias do Património são uma iniciativa do Direção Geral do Património Cultural que pretende sensibilizar os cidadãos Europeus para a importância da salvaguarda do Património, através da organização de atividades dirigidas ao público e relacionadas com o tema que é anualmente definido.