Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Recital de Marta Xavier ‘enche’ Museu Nacional da Música (FOTOGALERIA)

O Museu Nacional da Música acolheu a 17 de outubro um recital de Saeko Yamamoto (piano) e da constanciense Marta Xavier (clarinete), interpretando peças de António Fragoso, (1897 – 1918, Portugal), John Ireland, (1879 – 1962, Reino Unido), Carlos Guastavino, (1912 – 2000, Argentina) e de Takeshi Yoshimatsu, (n. 1953, Japão). O fotógrafo Arlindo Homem esteve lá e retrata-nos o concerto a que assistiu.

- Publicidade -

Marta Xavier vive em Constância e dedica a sua energia pedagógica aos alunos do Conservatório de Música e Artes do Centro, em Ourém e Fátima, sendo assídua no panorama artístico de Cascais, Oeiras e Alcobaça. Marta tem-se apresentado ainda pela Europa, Estados Unidos e China, tendo colaborado a solo com a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa, CSUF Symphony Orchestra e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Durante a última temporada, Marta Xavier usufruiu de oportunidades de partilha camerística e aperfeiçoamento artístico na Suécia, Áustria e Alemanha.

- Publicidade -

Diplomada pela Academia Nacional Superior de Orquestra e pela California State University Fullerton, foi bolseira da Frank & Jean Raymond Foundation e reconhecida pela Fundação INATEL, Phi Mu Alpha Sinfonia, CSUF Music Associates e Sazlburg Grand Prize Virtuoso.

Marta Xavier vive em Constância e dedica a sua energia pedagógica aos alunos do Conservatório de Música e Artes do Centro, em Ourém e Fátima, sendo assídua no panorama artístico de Cascais, Oeiras e Alcobaça. Foto: Arlindo Homem

Para além desta colaboração com Saeko Yamamoto, a ser apresentada também no Japão, Marta prepara projectos de sonoridades distintas com Mina Choi, pianista e compositora jazz, com concertos em Portugal e Andaluzia; Raquel Liberato, pianista Ribatejana; e Ataecina Ensemble, uma co-criação com Elba Palomo, violinista nativa do País Basco.

*Fotos/reportagem: Arlindo Homem

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome