Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Constância | PS reforça maioria absoluta com “a vitória de quem faz política com verdade”

Sérgio Oliveira reforçou a votação de há 4 anos e promete "continuar a ser o presidente da proximidade".

Numa vitória reforçada por parte do Partido Socialista, Sérgio Oliveira foi reeleito por maioria absoluta (58,71%) como presidente da Câmara Municipal de Constância para os próximos quatro anos. Garantindo continuar a ser o “presidente da proximidade”, o autarca diz que esta é uma vitória “de quem faz política com verdade”, contrariando a “velha política que usa a mentira, a manipulação dos factos (…) que a população do concelho disse não querer mais”.

- Publicidade -

Mais um vereador na Câmara Municipal, mais um deputado na Assembleia Municipal, a conquista da maioria absoluta na Assembleia de Freguesia de Constância e um aumento de votação anunciado em todos os órgãos autárquicos do concelho. Foi uma noite de reforço de confiança do povo constanciense na gestão socialista dos destinos do concelho que nem a descida da participação dos eleitores no concelho (de 72,28% votantes em 2017 para 69,52% em 2021) fez tremer.

Antes pelo contrário, Sérgio Oliveira foi reeleito presidente da Câmara Municipal com 58,71% dos votos, reforçando a maioria absoluta já conquistada em 2017 (53,82%), aquando da sua eleição para um primeiro mandato. Com estes resultados, na vereação camarária o Partido Socialista passa de três para quatro eleitos (com uma lista renovada, assumindo o cargo de vereadores Helena Roxo, Pedro Pereira e Alexandre Marques).

- Publicidade -

“Hoje, mais uma vez, o povo de Constância disse ‘não’ à velha política que usa a mentira, a manipulação dos factos, para daí tentar tirar dividendos políticos. A CDU hoje teve uma derrota em todas as linhas – perdeu um vereador [na Câmara Municipal], na Junta de Freguesia de Constância o Partido Socialista passa a ter maioria absoluta. Hoje é uma vitória de fazer política com verdade, com determinação e com coragem junto das populações”, disse o reeleito presidente do Município de Constância em declarações ao mediotejo.net, admitindo um “sentimento de gratidão”.

“Esta vitória não é uma vitória do Partido Socialista, é uma vitória de um concelho como um todo e eu continuarei a ser o presidente de Câmara de todos: os socialistas e os não socialistas, os que me apoiaram e os que não me apoiaram, porque o concelho é feito com todos e para todos”, acrescentou.

Ainda antes de conhecidos os resultados, a festa socialista tomava conta da Praça Alexandre Herculano, no centro da vila, com um entusiasmo que saía reforçado a cada conquista. A primeira vitória socialista a ser divulgada foi a de José Manuel Ricardo, reeleito presidente da Junta de Freguesia de Santa Margarida da Coutada, que disse ao mediotejo.net “tudo ter feito ao longo do último mandato para que hoje fosse reeleito”. Ainda bem que as pessoas reconhecem o meu valor”, acrescentou, deixando à população de Santa Margarida um agradecimento pelo “voto de confiança”.

Seguiu-se o anúncio do nome de Paulo Freitas como presidente da Junta de Freguesia de Constância, que, com o entusiasmo de um novo desafio no olhar, disse ao mediotejo.net estar “grato ao povo de Constância pela confiança que me deram”. A azáfama ia aumentando noite dentro, com Ana Luísa Manique a ser confirmada como presidente da Junta de Freguesia de Montalvo. “Estou muito contente. Só o facto de conseguir ganhar novamente enche-me o coração”, disse.

Depois do anúncio de António Mendes para um novo mandato como presidente da Assembleia Municipal de Constância, seguiu-se o tão esperado momento: pouco antes das 23h00, Sérgio Oliveira era confirmado como presidente da Câmara Municipal, chegando breves momentos depois à Praça Alexandre Herculano, onde foi recebido em euforia por parte dos apoiantes e população.

CDU PERDE UM VEREADOR NA CÂMARA MUNICIPAL

O ambiente de euforia esvanece-se ao virarmos as atenções para o lado da CDU, a força política derrotada da noite, conquistando apenas 28,21% dos votos (contra os 30,67% conseguidos em 2017). Com estes resultados, a Coligação Democrática Unitária perde um representante na Câmara Municipal, com Manuela Arsénio a ser a única vereadora da oposição no executivo camarário.

Sem maioria em nenhum órgão autárquico, a CDU conseguiu no entanto ganhar um eleito na Assembleia de Freguesia de Constância (dos dois lugares ocupados em 2017 pelo Movimento Independentes por Constância, que este ano não foi a votos, o PS conquistou mais um eleito, totalizando quatro, contra os três eleitos pela CDU). Já nas Assembleias de Freguesia de Santa Margarida e Montalvo, a CDU mantém quatro eleitos (contra os cinco do PS em ambas as Assembleias). Por sua vez, na Assembleia Municipal de Constância, mantém também cinco eleitos (contra os onze do PS, que ganhou este ano mais um eleito face a 2017).

“Efetivamente os resultados são o que são, nós esperávamos um pouquinho mais. De qualquer forma, estamos determinados e fizemos um trabalho bastante competente, consciente e com bom senso durante esta campanha e isso motiva-nos para continuar e temos neste momento um grupo de trabalho bastante ativo e com o qual haveremos de continuar a trabalhar”, reagiu em declarações ao mediotejo.net a próxima vereadora da CDU na Câmara Municipal de Constância, Manuela Arsénio.

“A sensação que nós tínhamos – isto depois não se refletiu em votos – pelo menos em relação à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal, é que haveríamos de manter e havia a expectativa efetiva de que, pelo menos, uma ou duas juntas poderiam ser reconquistas. Isso não se verificou, contrariamente àquilo que era o sentimento que as pessoas nos demonstravam”, disse ainda, assumindo “continuar a dar a cara” por aqueles que contaram com a CDU.

ÁUDIO | Manuela Arsénio, eleita vereadora da CDU na Câmara Municipal de Constância

Sem nenhum eleito em nenhum dos órgãos autárquicos do concelho ficaram o Chega, a terceira força mais votada com 3,68% dos votos, o PPD-PSD, com 2,90% dos votos, e o CDS-PP, o partido menos votado no concelho, com 2,64% dos votos.

RESULTADOS ELEITORAIS

Câmara Municipal:

PS – 4 eleitos; CDU – 1 eleito

Resultados Câmara Municipal de Constância. Imagem: MAI

Assembleia Municipal:

PS – 10 eleitos; CDU – 5 eleitos

Resultados Eleitorais em Constância. Imagem: MAI

Assembleia de Freguesia de Constância:

PS – 4 eleitos; CDU – 3 eleitos

Resultados Eleitorais em Constância. Imagem: MAI

Assembleia de Freguesia de Montalvo:

PS – 5 eleitos; CDU – 4 eleitos

Resultados Eleitorais em Constância. Imagem: MAI

Assembleia de Freguesia de Santa Margarida da Coutada:

PS – 5 eleitos; CDU – 4 eleitos

Resultados Eleitorais em Constância. Imagem: MAI

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome