- Publicidade -
Sexta-feira, Janeiro 21, 2022
- Publicidade -

Constância | Projeto pioneiro no país certifica competências a Bombeiros da região

Os primeiros Bombeiros, 35 no total, que frequentaram a formação de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no Centro Qualifica Abrantes, receberam os respetivos certificados e diplomas numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Constância no dia 27 de julho.

- Publicidade -

Adelino Gomes, comandante dos Bombeiros de Constância e coordenador do projeto, considerou ser aquele “um momento importante” ao qual quis atribuir a “solenidade que merece”, imediatamente acolhida com entusiasmo pelo Município.

“Sinto-me orgulhoso e feliz por isto ter acontecido, por ser o coordenador deste projeto que foi pioneiro no País e em Abrantes”, realçou.

- Publicidade -

Iniciada em outubro do ano passado e concluída em junho, a formação decorreu nos próprios quartéis dos bombeiros da região ou em locais como o autódromo de Abrantes, por exemplo. E os módulos iam desde a ordem unida, ao desencarceramento, passando pelo socorrismo pré-hospitalar, incêndios urbanos, industriais e florestais ou desobstrução.

Participaram Bombeiros profissionais e voluntários de Constância (14), Torres Novas (13), Abrantes (5), Vila Nova da Barquinha (1), Tomar (1) e Mação (1).

- Publicidade -

Para Adelino Gomes, o certificado funciona também como “um estímulo”, reconhecendo-lhes capacidades profissionais e competências.

“Esta formação certifica aquilo que os bombeiros sabem fazer profissionalmente”, explica, recordando ser esta uma luta antiga dos comandantes de bombeiros para que fosse feito o justo reconhecimento das competências, que apenas eram reconhecidas pela Escola Nacional de Bombeiros. Com o certificado a nível profissional, um Bombeiro já pode exercer a sua atividade em qualquer país da Europa e do Mundo.

“Estes Bombeiros são altamente capazes e profissionais e têm formação acima da média de qualquer português, mas não tinham este tipo de formação que lhes reconhecesse as suas capacidades”, explica Adelino Gomes.

O seu entusiasmo é evidente uma vez que neste momento há cerca de 100 Bombeiros para certificação no Médio Tejo e Lezíria do Tejo. “Muito brevemente vamos ter mais um grupo de cerca de 40 certificados”, anuncia.

Na cerimónia de entrega de certificados, usaram também da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, o Presidente da Escola Nacional de Bombeiros, José Ferreira, o Diretor do Subdelegada do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo, Samuel Pereira, e a Subdelegada do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Sandra Dias.

Tónica dominante nestas intervenções foi a importância da formação e o enaltecimento dos Bombeiros que apostaram nesta ação com vista à sua valorização profissional.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome