Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Programa “A Pé para a Escola” retomado esta quarta-feira em Montalvo

A atividade “A Pé para a Escola” foi retomada esta quarta-feira, em Montalvo. Este é o quinto ano letivo de funcionamento deste projeto que se desenvolve pela mão da Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas de Constância, a Casa do Povo de Montalvo – através do projeto Movisenior -, o Banco Local de Voluntariado e a Guarda Nacional Republicana (programa “Escola Segura”).

- Publicidade -

“A Pé para a Escola” vem desafiar os mais novos à atividade pedestre e ao envolvimento no seio da comunidade, desenvolvendo autonomia e sensibilizando para questões de importância no quotidiano.

Assim, a atividade desenrola-se junto dos alunos do 1º ciclo do ensino básico, trabalhando uma maior autonomia relativamente às suas famílias para se deslocarem no percurso casa-escola, dotando-os e sensibilizando-os com as noções da importância de atividade física diária ou regular; orientação em espaço público; segurança rodoviária; cidadania; utilização e respeito do espaço público; sustentabilidade e saúde.

- Publicidade -

Ao longo do ano letivo, apenas interrompido pelos períodos de férias escolares, uma vez por semana as entidades parceiras colocam técnicos e voluntários a enquadrar, monitorizar e acompanhar o percurso dos alunos participantes.

Para além do fomento das deslocações a pé, pretende-se ainda cimentar hábitos de prática desportiva regular e informal junto da população em idade escolar; criação de “corredores seguros” para as deslocações; desenvolver sinergias com agentes e entidades locais com vista à delineação de estratégias adequadas que apelem ao envolvimento da comunidade (Associações de Pais, Agrupamento de Escolas, Coletividades, vizinhos ou grupos de amigos).

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome