Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Outubro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Presidentes da República com cunho de João Reis na Antiga Cadeia

Os bustos dos Presidentes da República criados por João Reis podem ser visitados na Antiga Cadeia de Constância a partir desta quarta-feira, dia 1, e durante todo o mês de agosto. A exposição reúne as 20 criações em argila que ganharam forma pelas mãos do escultor de Montalvo em cerca de dois anos e percorrem mais de um século da História nacional.

- Publicidade -

A incursão na arte de moldar o barro pelo artista – que revelou não gostar de ser tratado como tal quando conversámos pela primeira vez em 2016 e cuja entrevista pode ler aqui – começou em 2011, já depois de ter comemorado os 60 anos de vida. Os primeiros trabalhos tiveram a família como tema e os Presidentes da República surgiram pouco depois no atelier criado no edifício anexo à casa particular e ao gabinete de contabilidade.

Teófilo Braga, Bernardino Machado, Sidónio Pais, Manuel Gomes da Costa, Óscar Carmona, António Ramalho Eanes e Mário Soares são alguns entre os 20 bustos que compõem a exposição patente na loja contígua ao atelier e ali tiveram o primeiro contacto com o público em setembro e outubro de 2016. No entanto, quem visitou o espaço cruzou-se com outras personalidades.

- Publicidade -

Exposição dos Presidentes da República no atelier de Montalvo. Foto: mediotejo.net

As caras de Albert Einstein, José Saramago, Barack Obama e Cristiano Ronaldo também inspiraram João Reis e a estas juntou-se Fernando Pessoa, no final de 2017. O poeta representa um novo passo no percurso artístico uma vez que o cimento e o ferro dão, literalmente, corpo à escultura colocada no jardim da casa em que Pessoa bebe o seu café e lê. Seguiu-se a oferecida à Junta de Freguesia de Montalvo que retrata as tradições locais, como a ida à fonte, na figura de uma mulher.

O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em Montalvo tem surgido e os bustos de Saramago e Obama já valeram uma Menção Honrosa do Prémio Infante D. Luís às Artes, de Salvaterra de Magos, em 2017. Está prevista uma viagem da exposição presidencial até este local em outubro, mas antes é possível conhecê-la na Antiga Cadeia de Constância entre as 14h00 e as 17h00, à exceção de segunda-feira.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome