Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Presidente da Altice inaugura Cabine de Leitura

A antiga cabine telefónica instalada na Praça Alexandre Herculano em Constância vai dar lugar a uma Cabine de Leitura, a inaugurar nesta quarta feira, dia 5, pelas 16h30, cerimónia presidida pelo Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca.

- Publicidade -

O projeto surge na sequência de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Constância e a Fundação PT tendo como principal objetivo fomentar os hábitos de leitura junto dos seus munícipes e dinamizar o Centro Histórico da vila.

Após a inauguração da minibiblioteca, decorrerá a apresentação da peça de teatro de marionetas, «João Pateta», pela Companhia Maurionetas.

- Publicidade -

As cabines de leitura têm sido dinamizadas pela Fundação PT, que reaproveita as antigas cabines telefónicas e estabelece parcerias com entidades autárquicas ou outras, para “a adaptação, colocação e dinamização destas minibibliotecas que têm por objetivo estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania, fomentar a leitura, sobretudo junto dos mais novos, e promover o gosto pelos livros num espaço totalmente inesperado”, explica a Autarquia em comunicado.

As antigas cabines telefónicas são transformadas e em vez de terem um telefone disponibilizam no seu interior centenas de livros. Desta forma “nasce assim um novo e criativo espaço de leitura em áreas urbanas, com base num símbolo emblemático da empresa de telecomunicações mais antiga do país”.

Com a concretização do projeto Cabine de Leitura, a Câmara Municipal de Constância “prossegue as suas estratégias de promoção do livro e da leitura, utilizando uma infraestrutura tradicional – a cabine telefónica -, o que simultaneamente será mais um veículo para atrair diferentes públicos, à praça Alexandre Herculano, um local considerado como «o coração» do Centro Histórico da vila de Constância”, refere a nota de imprensa.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome