Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Constância | “Pela primeira vez em muitos anos” município com dívida abaixo do milhão de euros (c/áudio)

Pelo segundo ano consecutivo, Constância obteve um resultado líquido do exercício de 2020 positivo, com taxas de execução de receitas e despesas de 90% e 83%, respetivamente. Nos documentos de prestação de contas, aprovados em sede de reunião de Câmara por maioria, com abstenção da CDU, o presidente da Câmara, Sérgio Oliveira (PS), destacou o decréscimo da dívida total da autarquia, que se situa “pela primeira vez em muitos anos, abaixo do milhão de euros”.

- Publicidade -

“2020 foi um ano completamente atípico (…) não foi um ano normal. Dentro de todas essas dificuldades, penso que a prestação de contas de 2020 é globalmente positiva, atendendo às taxas de execução da receita e da despesa, ao resultado líquido do exercício que foi, pelo segundo ano consecutivo, positivo, a um decréscimo da dívida municipal e ao cumprimento do equilíbrio das nossas contas”, expôs o presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, em reunião do executivo camarário a 17 de junho, onde foi aprovada por maioria, com abstenção das vereadoras da CDU, a prestação de contas relativa ao ano transato.

ÁUDIO | Presidente da CM Constância sobre contas de 2020 em reunião de Câmara

- Publicidade -

Com uma taxa de execução da receita de 90% e da despesa de 83%, uma taxa de execução das grandes opções do plano de 80% e com o pagamento de 98% da despesa faturada, o autarca admite que são resultados “satisfatórios” e “bons” tendo em conta o contexto de pandemia vivido.

Mas o destaque nos documentos de prestação de contas vai para dois aspetos: por um lado, o alcance pelo segundo ano consecutivo de um resultado líquido do exercício positivo (50 mil euros); por outro, o decréscimo da dívida total do Município (redução de 5%, equivalente a cerca de 170 mil euros) – uma descida que coloca “pela primeira vez em muitos anos, a dívida total fica abaixo do milhão de euros”, situando-se atualmente na casa dos 800 mil euros.

ÁUDIO | Sérgio Oliveira ao mediotejo.net sobre contas de 2020

Recorde-se que em 2019, a autarquia constanciense conseguiu reduzir a dívida total em cerca de 500 mil euros. Desde o início e até ao final do atual mandato, Sérgio Oliveira admite que a dívida municipal terá baixado mais de um milhão de euros. “Em comparação com o início do mandato, quando cheguei a dívida total rondaria muito próximo dos dois milhões”, sublinha ao mediotejo.net.

O autarca admite que aos dias de hoje o Município tem uma “situação financeira estável”, lembrando que “a larga maioria do dinheiro que deixámos de investir em atividades desportivas e culturais foram revertidas em apoios para instituições e pessoas”, num investimento em apoios sociais que rondou os 200 mil euros em 2020.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome