Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | ‘Os Céus d’Os Lusíadas’ cruzam poesia e astronomia este sábado

A Casa-Memória de Camões vai ser palco este sábado, dia 17 de agosto, pelas 21h00, da iniciativa “Os Céus d’Os Lusíadas”. Um evento que cruza a poesia com a astronomia, e que resulta num serão embalado pela cultura e pela ciência.

- Publicidade -

Como viam o céu Luís de Camões e os seus contemporâneos, a meio do século XVI, quando não havia ainda telescópios nem outra qualquer forma de observar os astros que não fosse com a vista humana?

Como podemos nós observar o céu, numa noite clara de verão do século XXI em que vivemos, tendo à disposição evoluídos meios técnicos?

- Publicidade -

São algumas das questões que servem o mote deste evento e que resumem um pouco do que se irá viver na vila, numa parceria com o programa Ciência no Verão, através do Centro Ciência Viva de Constância, pretendendo-se mostrar que “não foi o céu que mudou, mas sim a nossa forma de o olhar”.

O programa inclui a participação de Ana Maria Dias sobre “Os Céus d’Os Lusíadas”, no auditório, pelas 21h00, seguindo-se a partir das 21h40, no terraço da Casa-Memória, um conjunto de observações à vista desarmada e com telescópios, procurando identificar estrelas e constelações, bem como observar Júpiter, Saturno e a Lua.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome