Os lares da Santa Casa da Misericórdia de Constância vão receber oficinas de promoção do convívio intergeracional, nos dias 17, 20 e 22 de janeiro, às 10h00, numa organização do município de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas.
Num ambiente de partilha e convívio, os utentes dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Constância são convidados a dar testemunhos orais das suas histórias de vida, das suas vivências e das suas memórias.
As oficinas “Estórias & Memórias” vão decorrer nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Constância, nomeadamente no Lar de São João, em Constância (dia 17) e no Lar de Santa Margarida, na Aldeia de Santa Margarida (dias 20 e 22).
Esta iniciativa surge com o intuito de “promover a intergeracionalidade e o envelhecimento ativo e positivo, elevando a autoestima e o bem-estar dos idosos, fazendo-os sentir que ainda tem muito a dar à comunidade”.
O objetivo passa por manter vivas as tradições locais e os antigos saberes, recolhendo, conservando e divulgando o património cultural Imaterial do concelho de Constância, à medida que se vai reforçando a identidade do território e perpetuando o conhecimento dos mais antigos junto das gerações mais novas.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.