- Publicidade -
Terça-feira, Janeiro 18, 2022
- Publicidade -

Constância | Novo Centro Escolar de Montalvo abre durante este ano letivo

O novo Centro Escolar de Montalvo, em fase de construção, “vai abrir durante o decorrer do ano letivo”, garantiu a Presidente da Câmara Municipal de Constância, Júlia Amorim, ao mediotejo.net.

- Publicidade -

A autarca refere que as obras decorrem normalmente depois do percalço, em 2015, da falência da empresa que iniciou os trabalhos, a Alpeso, de Tomar.

Trata-se de um investimento de 1.829.132,68 euros, com um apoio financeiro de 1.111.651 euros através do programa Portugal 2020, sendo que a parte não financiada do projeto, será assegurada pelo orçamento da Câmara Municipal.

- Publicidade -

O novo edifício vai acolher cerca de 100 alunos do pré-escolar e do 1º ciclo que atualmente estão espalhados por três escolas. Com esta obra fica completa a rede de estabelecimentos escolares prevista na Carta Educativa do Concelho de Constância.

“Será um polo aglutinador de várias atividades ligadas à educação, no qual, cumulativamente, a sala polivalente, o refeitório, a biblioteca e o pátio principal podem ser utilizadas pela comunidade local”, informa a autarquia em comunicado.

- Publicidade -

O edifício contempla salas de estudo, biblioteca, cozinha, refeitório, instalações sanitárias, sala polivalente, zonas de recreio, recinto desportivo, zonas verdes, pátios, salas de atividades, arrumos, entre outras áreas.

No dia 7 decorreu na Câmara a receção aos cerca de 200 professores que vão lecionar no concelho desde os jardins de infância ao 12° ano.

Segundo a Presidente da Câmara, não há falta de educadores de infância nem de professores do 1° ciclo mas faltam alguns docentes nos restantes ciclos que se espera sejam colocados até ao início do ano letivo.

Por estes dias decorrem as reuniões com os pais e encarregados de educação (Centro Escolar de Santa Margarida – dia 7; Jardim de Infância e EB1 de Montalvo – dia 8; Centro Escolar de Constância – dia 11 às 18 horas; 2º, 3º CEB e Ensino Secundário – dia 12). A partir do dia 13 têm início as atividades letivas para todos os anos.

Dos quase 800 alunos do concelho, cerca de 300 frequentam a escola sede do agrupamento.

Cerca de 300 alunos frequentam a escola-sede do Agrupamento (Foto: mediotejo.net)

A Câmara garante os transportes escolares para os alunos do pré-escolar e 1° ciclo. Os restantes têm acesso ao passe pago pela autarquia.

No âmbito da ação social escolar, apesar de a Câmara ter apenas responsabilidade em relação ao 1° ciclo, cujos alunos não pagam a refeição, esse apoio estende-se ao pré-escolar. Os que integram o escalão B beneficiam do pagamento de metade do valor da refeição.

A nível do 1 ° ciclo, a Câmara apoia com material escolar e livros para quem se enquadra no escalão 1 e 2.

Outro tipo de apoios passam pelas visitas de estudo, transportes e isenção de taxas pela utilização do pavilhão e da piscina. O técnico do desporto da autarquia apoia os alunos do pré-escolar em termos de motricidade. Há ainda aulas de expressão musical, através das juntas de freguesia, em todas as escolas do 1° ciclo do concelho

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome