O Monumento aos Marítimos, obra do mestre João Gregório, da Moita, está concluído e pronto para ser colocado na rotunda entre Constância e Montalvo e que dá acesso à A23. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara, Sérgio Oliveira (PS), na sessão da Assembleia Municipal do dia 18.
No entanto, para que a Câmara possa intervir na rotunda é necessário o parecer positivo das Infraestruturas de Portugal, documento que ainda não chegou, conforme explicou o autarca em resposta ao deputado Joaquim Santos (CDU).
O objetivo da Câmara é a substituição da iluminação da rotunda de forma a realçar o monumento e o arranjo do espaço lateral “para dar outro ar à entrada da vila”, explicou Sérgio Oliveira.
O parecer das IP é obrigatório uma vez que se trata de uma estrada nacional (EN3).
Após a receção desse parecer, a Câmara está em condições de avançar com a intervenção na rotunda o que deverá acontecer nos próximos meses.
A requalificação do espaço é feita também a pensar na proximidade do futuro hotel Villa Tejo Nature & Spa, unidade hoteleira em fase de construção e que deverá estar concluído no final do ano.