- Publicidade -
Quinta-feira, Dezembro 9, 2021
- Publicidade -

Constância | Monumento a Camões no centro da Vila reabilitado

Inaugurado em 1981 pelo então presidente da República, Ramalho Eanes, o monumento a Camões foi alvo de intervenções desde o início deste ano com o intuito de reabilitar aquele que é um ícone da Vila de Constância.

- Publicidade -

Há 40 anos a captar o olhar daqueles que passam pelo centro histórico da vila, o monumento a Camões não escapou aos sinais do tempo, com “crescentes sinais de degradação na sua estrutura de betão, desagregação de materiais, em especial nas arestas, deixando à vista a armação de ferro em crescente oxidação e ameaçando novas e maiores desagregações”, conforme refere em comunicado a Associação Casa-Memória de Camões, entidade que custeou a estátua criada pelo escultor Lagoa Henriques.

A estes problemas somava-se o mármore enegrecido, resultado da acumulação de sujidade. Mas no início deste ano a Associação iniciou um processo de reabilitação e restauro, invertendo esta tendência de degradação do monumento e, consequentemente, dando maior dignidade a um Camões que se pretende eternizar “eternamente jovem e afável”.

- Publicidade -

Com os trabalhos de reabilitação terminados recentemente, a Associação Casa-Memória de Camões explica que foi, nomeadamente, efetuada a picagem com meios manuais na componente de betão, eliminando aquele que estava em mau estado até chegar às armaduras, bem como “realizada a preparação da superfície de betão estrutural com aplicação de produtos reparadores e protetores em estrutura de betão armado, enchimento de toda a base do monumento e regularização geral com betão afagado”.

Foto: ACMCamões

Já na componente de mármore, foi efetuada a limpeza do mesmo, com a “remoção do verdete com recurso a jato de água” e com a “aplicação de produto impermeabilizante para pedras naturais”.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome