Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Setembro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Ministro da Ciência entra este sábado na Astrofesta

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participa este sábado, às 12:30, na 26.ª Astrofesta do Centro de Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia, evento que decorre ate domingo nas instalações situadas no Alto de Santa Bárbara.

- Publicidade -

Esta edição da festa da astronomia assinala os 50 anos da chegada do Homem à Lua e permite a centenas de pessoas, nomeadamente a crianças e jovens, a observação do espaço e o contacto entre visitantes, investigadores, astrónomos amadores e profissionais, professores, entre outros.

A Astrofesta inclui sessões de Planetário com filme da missão Apollo XI, visitas orientadas às exposições “Física do Voo- Avião T33”, palestras e cursos práticos onde os visitantes aprendem a usar telescópios, a fotografar o céu e a escutar e a conhecer as galáxias distantes.

- Publicidade -

Centro de Ciência Viva – Parque de Astronomia de Constância. Foto: DR

A edição deste ano conta com a presença de Cédric Pereira do Observatório da Universidade de Coimbra na sessão “Mergulhos no oceano cósmico”, de Pedro Ré da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores na sessão “Observação e registo de imagens de eclipses” e de Paulo Sanches do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira na palestra “Astronomia à volta de Moimenta da Beira”.

O programa deste sábado inclui ainda um momento musical o Carrilhão LVSITANVS, o maior carrilhão itinerante do mundo.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome