Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância: “Merendas com Personalidade” valorizaram pratos dos rios

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e o Município de Constância realizaram o evento “Merendas com Personalidade” que teve como objetivo valorizar a gastronomia local.

- Publicidade -

Com este evento, a TAGUS e a Câmara de Constância pretendem incentivar mais restaurantes da região a servirem e disporem de maior variedade de pratos de peixe dos rios.

Duas dezenas de participantes puderam conhecer as espécies, não só num aquário, como no prato, que se podem encontrar nos rios Tejo e Zêzere, durante o evento” Merendas com Personalidade”, que se realizou no passado dia 26 de fevereiro.

- Publicidade -

Constancia_Merendas com personalidade_2
Júlia Amorim, presidente da Câmara Municipal de Constância, com Sérgio Silva, pescador, barqueiro e calafate, e António Rodrigues que foi o cozinheiro de serviço (Foto: TAGUS)

No local escolhido para receber a iniciativa, o Espaço Zêzere, em Constância, estavam também patentes dois trabalhos multimédia efetuados pelo Museu dos Rios e das Artes Marítimas: um sobre a cultura avieira na Vila Poema e outro sobre Sérgio Silva, barqueiro, pescador e calafate de Constância, além de alguns utensílios para pesca.

Este evento contou com a presença de Sérgio Silva, experiente nas artes piscatórias desde os 7 anos de idade, que explicou as subidas e descidas dos peixes presentes nos rios Tejo e Zêzere como as lampreias, lúcios, pimpões, caranguejos, bogas, barbos, fataças e até solhas.

Com um cardápio de homenagem ao seu avô, António Rodrigues, reformado militar e que também se chegou a dedicar à preparação de petiscos num snack-bar, deliciou os presentes com “Lampreia à Bordalesa”, “Suor de Barbo”, “Fritada mista de escabeche”, “Sopas de pão com aroma de bord’água” e fataça frita.

No final do evento, a presidente da Câmara Municipal de Constância, Júlia Amorim, dirigiu ainda umas palavras aos participantes no sentido de apelar aos restaurantes da região para valorizarem e investirem em petiscos e pratos à base de peixes dos rios, pois têm procura como comprovou a iniciativa dinamizada e que esgotou as inscrições. A autarca aproveitou, ainda, para agradecer o contributo das “personalidades”, fundamental para o sucesso desta ação.

“Merendas com Personalidade” é uma iniciativa da TAGUS que tem por objetivo valorizar e incentivar ao consumo dos produtos e da gastronomia de Abrantes, Constância e Sardoal, convidando personalidades ligadas ao Ribatejo Interior ou às tradições da região para confecionar um petisco.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome