Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Livro que perpetua tradição oral do concelho apresentado este domingo

A Casa-Memória de Camões, em Constância, será palco da apresentação do novo livro Tradição Oral do Concelho de Constância – Património Cultural Imaterial, este domingo, dia 22, pelas 15 horas. A obra reúne vários géneros da literatura oral tradicional ligados ao concelho, desde orações, rezas, ditos e provérbios, cantigas, adivinhas, romances, contos e outros. Esta apresentação integra as atividades das Jornadas Europeias do Património em Constância.

- Publicidade -

O livro, uma edição da Câmara Municipal de Constância, conta com prefácio da investigadora Ana Maria Paiva Morão, e resulta de um trabalho de recolha, transcrição e classificação efetuado pela Técnica Superior do Município Anabela Cardoso. Esta edição surge no âmbito de uma candidatura ao PEDIME, Valorização dos Recursos TIC em Contexto Escolar e Interação com a Comunidade, pode ler-se em nota de imprensa.

Segundo a autarquia, para o produto final foi desenvolvido um trabalho de recolha através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas em parceria com a Escola Básica e Secundária Luís de Camões, tendo sido feito levantamento do património cultural imaterial do concelho de Constância, realizado pelos alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade no domínio da Literatura Oral Tradicional.

- Publicidade -

A estas recolhas, juntaram-se outras que foram efetuadas ao longo dos anos e sujeitas a um processo de seleção e classificação.

Fonte: CMC

“Este património salvaguardado em livro é uma riqueza acumulada ao longo de gerações, um bem coletivo da comunidade que deve ser protegido, valorizado e transmitido às gerações do futuro”, lê-se na mesma informação.

Recorde-se que, também no âmbito das Jornadas Europeias do Património, irá realizar-se um Percurso Pedestre Interpretativo sob o mote Paisagem com Arte, um evento que está agendado para dia 28 de setembro, e cujas inscrições terminam no dia 27.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome