Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Irreverência continua a marcar a Festa Rural na Pereira

Começa pelo cartaz o caráter irreverente da Festa Rural na Pereira, um evento que promete animar a aldeia mais pequena do concelho de Constância de 24 a 26 de agosto. Este ano o mote da tradicional festa, organizada pela Associação Quatro Cantos do Cisne, é o “Natal em agosto. Feliz Natal com a Festa Rural”.

- Publicidade -

Assim sendo, na sexta-feira, dia 24, será a véspera de Natal com a noite a ser animada pelos One Vision, tributo aos Queen e DJs. Na tarde do dia 25 atuam os bombos de Gandalf em “estreia intergalática” e à noite é a banda RCA – Real Companhia dos Animais que sobe ao palco.

 

- Publicidade -

Motorural 2016. Fotos de arquivo: mediotejo.net

O domingo, dia 26, como manda a tradição, começa com o desfile motorizado Moto-Rural que percorre, “à estonteante velocidade de cerca de 17 km/h”, todas as localidades da freguesia de Santa Margarida da Coutada, naquele que é um dos momentos mais ansiados pelos participantes.

Esta concentração de máquinas rurais, como lhe chama a organização, desde o triciclo ao motociclo, do motocultivador ao trator, registou no ano passado 225 participantes, o que constituiu um recorde.

Cabe aos Remédio Santu encerrar o programa desta festa marcada pela “irreverência natural e bem-disposta”, como refere Nuno Alfaiate, presidente da associação organizadora.

Os passeios do MotoRural juntam sempre quase duas centenas de participantes. Foto: Jorge Santiago

Uma diferença que começa logo pelos cartazes que se “distinguem no grafismo e na escrita a anunciar os artistas convidados bem como as atividades a desenvolver. Alguns, primeiro estranham, mas depois de explicado o cartaz, entranham.

Compreendem e aceitam essas diferenças ficando nossos amigos e cremos nós que também eles saem daqui “contaminados” pelo espírito desta Festa”, explica Nuno Alfaiate.

O desfile Motorural é um dos pontos altos da festa da Pereira. Foto: mediotejo.net

Para este dirigente associativo, a festa da Pereira “não promove o espírito consumista, muitas vezes vivido nestas épocas festivas, mas sim procura trazer o que de melhor existe nas pessoas. A reunião de famílias e amigos e a criação de novos laços, é o que nos impulsiona nesta busca constante de uma festa como a Festa Rural”.

Nuno Alfaiate é o Presidente da Direção (Foto: mediotejo.net)

Na opinião de Nuno Alfaiate, a localização da festa, na Pereira, “traz por si só uma envolvência, a qual nem nós sabemos explicar, e que tem de ser sentida “in loco” para ser compreendida”. E acrescenta: “a promoção da cultura local e regional, do bem receber, do sentido de comunidade e da boa gastronomia são “coisas” preconizadas por esta Festa”.

Para abrir o apetite, o principal rosto da organização anuncia que “em termos de novidades têm mesmo que vir à Festa Rural para as descobrir, contudo garantimos que todas elas valerão a pena”. E, levantando um pouco o véu, “não se admirem que o Pai Natal faça por cá uma passagem”.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome