- Publicidade -
Domingo, Dezembro 5, 2021
- Publicidade -

Constância | Centro histórico renovado com requalificação do Largo Cabral Moncada

A Câmara de Constância assinalou no dia 31 de maio a conclusão das obras de requalificação do Largo Cabral Moncada, no centro histórico da vila, um espaço agora amplo e ordenado com um amplo relvado e dotado de uma pequena e discreta construção que servirá de palco para alguns eventos e momentos culturais.

- Publicidade -

O espaço, enquadrado paisagisticamente e ambientalmente com a zona ribeirinha que o envolve, segue a lógica de investimento da autarquia em manter os espaços públicos “cuidados e conservados”.

“É nosso entendimento que devemos dar o exemplo e ter os espaços públicos cuidados e conservados para que os privados também sintam que o devem fazer”, disse o presidente da autarquia, Sérgio Oliveira (PS), que contou “com o dedo” da vereadora Filipa Montalvo, arquitecta paisagista de profissão, na conceção do projeto de requalificação do espaço.

- Publicidade -

Sérgio Oliveira, presidente CM Constância. Foto: mediotejo.net

Trata-se de uma praça centrada na zona histórica da Vila Poema, que servia até agora como parque de estacionamento desregulado e local de espetáculos durante a festa anual, e que foi transformada agora em espaço multiusos, num investimento de 126 mil euros, comparticipado a 85% por fundos comunitários.

O novo Largo Cabral Moncada “está pago na totalidade pela autarquia e ainda sem ressarcimento por parte da CCDR”, notou o autarca.

“Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo mas com planificação é possível fazer obra sem comprometer financeiramente o futuro das instituições”, disse Sérgio Oliveira, que apontou para outras obras em curso e em perspetiva de arranque.

“A construção da ETAR de Montalvo está a decorrer, um investimento de 100 mil euros também com comparticipação a 85% dos fundos comunitários, está em curso a obra de requalificação do açude de Santa Margarida e em meados de junho perspetivamos que comecem as obras de requalificação do cineteatro”, elencou.

Inauguração do Largo Cabral Moncada, em Constância. Foto: mediotejo.net

Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada nasceu em Constância a 4 de setembro de 1859.

Foi Governador-Geral de Angola nos primeiros anos do século XX e desempenhou muitos outros cargos importantes, nomeadamente ao nível da advocacia e ao nível parlamentar.

Cerimónia de inauguração da requalificação do Largo Cabral Moncada. Foto: mediotejo.net

 

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome