Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Constância | Hotel Villa Tejo ganha forma e é para abrir em meados de 2019 (c/fotos e vídeo)

Se tudo correr como previsto, o Villa Tejo Nature & Spa, nova unidade hoteleira de quatro estrelas e 43 quartos, em fase de construção em Constância, estará concluída em meados de 2019. Pelo menos é essa a expectativa do empresário João Rosa, investidor que atualmente explora a casa João Chagas na Praça Alexandre Herculano.

- Publicidade -

Na segunda feira, dia 24, o presidente da Câmara, Sérgio Oliveira (PS), acompanhado pelos vereadores Jorge Pereira e Filipa Montalvo e pelo Presidente da Assembleia Municipal, António Mendes, visitaram a obra que, segundo Pedro Rito, engenheiro do gabinete projetista e de fiscalização da obra, Classe A+, de Abrantes, está nesta altura a 1/3 do seu volume de construção. Seja como for, o “esqueleto” do edifício está praticamente concluído, conforme se pode constatar para quem passe pela EN3 em Constância.

Para o presidente da Câmara, este “é um dos maiores investimentos do concelho, que vai mudar a face do Concelho quando estiver em funcionamento”. Sérgio Oliveira acredita que a nova unidade hoteleira “trará outro tipo de vida, outro tipo de investimentos”, constituindo “um marco na história ao Concelho”.

- Publicidade -

Prova de que é um investimento necessário é que, em determinadas alturas do verão, tem-se verificado mais procura do que oferta quanto a capacidade hoteleira. O exemplo que o autarca apresenta é o da Casa João Chagas que tem registado um recorde de hóspedes.

A criação de postos de trabalho e a consequente dinamização da economia local são outros aspetos destacados pelo presidente da Câmara.

Visita da Câmara Municipal de Constância ao Villa Tejo Nature & Spa Hotel, unidade hoteleira em fase de construção

Publicado por mediotejo.net em Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

A viver em Constância há cerca de 15 anos, João Rosa considera Constância “um paraíso”, um potencial por explorar. Mostra-se confiante no sucesso do seu investimento, destacando a localização privilegiada – junto à A23 e ao rio Tejo, no centro do país. “Vamos ser o primeiro hotel entre Espanha e Lisboa, sem ser hotel de autoestrada”, sublinha. É também “o primeiro hotel do rio Tejo. Se o Douro tem tantos hotéis porque é que o Tejo não há de ter uns quantos hotéis?”, questiona o promotor.

À semelhança do presidente da Câmara, João Rosa acredita que, com a abertura do novo hotel, “vão surgir novos empreendimentos”.  Faz questão de frisar o facto de o Villa Tejo Nature & Spa ser “um hotel da região e não apenas de Constância”.

O empresário revela que a unidade hoteleira vai criar cerca de 30 postos de trabalho na época baixa e 42 na época alta. Outro dado que realça é o facto de, ainda em fase de obras, o hotel já dinamizar a economia local. “Hoje diariamente os restaurantes daqui servem entre 20 a 30 refeições por dia, ou seja, já estamos a contribuir para a dinamização da economia do concelho”.

João Rosa mostra-se satisfeito pela visita dos autarcas à obra, gesto que vê como um sinal de incentivo, a juntar à isenção de taxas deliberada pelo Município.

Um aspeto com que se preocupou foi contratar empresas da região. O projeto foi elaborado pelo gabinete Classe A+, de Abrantes, e a empresa construtora é a Construforte, com sede em Mação.

Perspetiva da obra junto à EN3, com o rio Tejo ao fundo. Foto: mediotejo.net

O investimento previsto é de 3 milhões e 700 mil euros com um financiamento de 2 milhões e 200 mil euros do programa Portugal 2020, valor que tem de ser reembolsado no prazo de 10 anos.

Da equipa projetista, o engenheiro Pedro Brito explica a implantação do edifício naquela encosta, aproveitando-se o declive. O objetivo foi minimizar o impacto visual e aproveitar ao máximo a localização com vista para o rio Tejo.

A obra foi iniciada em abril de 2017 com a montagem do estaleiro e movimentação de terras, primeira fase que se prolongou até setembro / outubro desse ano.

Depois dos processos de licenciamento junto das Infraestruturas de Portugal e da EDP, entre outros, a obra começou a ganhar ritmo a partir de março / abril deste ano, com as fundações.

O edifício virado para o Tejo desenvolve-se em três alas diferentes ligadas entre si numa forma em V. No corpo principal, a poente, estão 28 quartos (14 em cada piso), na ala nascente mais 10 quartos (familiares), com esplanada na cobertura.

Na zona paralela à EN3 vão funcionar os serviços, zona administrativa, foyer de entrada, restaurante com 150 lugares, auditório com 100 lugares e, no piso superior, cinco quartos premium (suites).

O Villa Tejo Nature & Spa vai ficar dotado de duas piscinas, uma interior, mais pequena mas com SPA, e outra exterior, com um espelho de água com cerca de 300 m2 e uma paisagem deslumbrante sobre o rio Tejo e a margem sul.

Tanto a piscina exterior como o restaurante e a esplanada vão poder ser utilizadas pela comunidade, ou seja, estarão abertas a todos os interessados.

A questão ambiental foi valorizada pelos projetistas e daí surgiram algumas soluções inovadoras como o reaproveitamento das águas pluviais, dos lavatórios e banheiras. Ou seja, esta água é recolhida em cisternas, tratada e depois reutilizada nas regas dos jardins e nos autoclismos.

Além disso vão ser instalados painéis solares numa área aproximada de 500 m2 na cobertura do edifício, com perspetivas de duplicação para tentar que o empreendimento seja o mais autónomo possível.

“Meados de 2019” é o prazo apontado pelo empresário João Rosa para a conclusão da obra.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome