Este sábado decorreu em Constância a segunda conferência de homenagem a Carl Sagan, iniciativa que teve lugar no Centro Ciência Viva – Parque de Astronomia, numa organização do Centro Português de História e Pré História, com a colaboração do CCV de Constância.
Os conferencistas (Pedro Mota Machado e Máximo Ferreira) abordaram temas das mais recentes investigações em astronomia e astrofísica, evocando frequentemente Carl Sagan e o seu papel fundamental para os programas americanos de investigação espacial, a sua personalidade como cidadão do mundo e a influência científica e humanística que teve em mais de 600 milhões de pessoas que assistiram à série Cosmos, apresentada por Carl Sagan, numa coprodução com sua mulher Ann Druyan baseada no seu livro com o mesmo nome.
Foi ainda referida a Grã Cruz da Ordem Militar de Sant’iago da Espada atribuída a título póstumo pelo presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, sob proposta do Ministro da Ciência e Tecnologia, José Mariano Gago, e entregue a Ann Druyan em 1998, por ocasião da sua visita ao nosso país.
A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.