Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Julho 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância: Freguesia de Santa Margarida celebra abril com homenagem a antigos autarcas

A Sociedade Recreativa Portelense, na Portela de Santa Margarida, Constância, foi o palco para um almoço comemorativo do 25 de abril, tendo a Junta de Freguesia de Santa Margarida da Coutada homenageado os antigos presidentes daquela freguesia desde o 25 de abril de 74.

- Publicidade -

António Pinheiro, presidente da Junta de Freguesia de Santa Margarida, lembrou que “comemoram-se este ano os 40 anos de eleições autárquicas livres e democráticas em Portugal e que foi em 12 de dezembro de 1976 que se realizaram as primeiras eleições autárquicas, e em que foi permitido ao povo eleger os seus representantes e gestores locais”.

Os homenageados foram os ex-autarcas Manuel Moura da Costa, Gualdino Alves, Manuel Lopes Palácio, Raul de Matos Palácio, José Manuel Baião de Oliveira, e Maria Manuela de Oliveira Arsénio, autarcas que governaram a freguesia de Santa Margarida entre 1975 e 2009, ano em que foi eleito o atual presidente, António Pinheiro.

- Publicidade -

CRAVO
A chaimite à entrada de Santa Margarida voltou hoje a exibir um cravo gigante, para assinalar a Revolução de Abril

“Este foi um ganho que se adquiriu com o 25 de abril de 1974, uma data que será sempre lembrada como o Dia da Liberdade. Este foi um passo muito importante para a vida do nosso concelho e da nossa freguesia, uma vez que permitiu que fossem homens da “terra” a governar os nossos destinos. Homens que conheciam bem as necessidades locais”, destacou o autarca.

“Nesta importante data”, continuou, “entendemos ser a altura certa para homenagear e dar a conhecer estes homens e mulheres que deram a cara, o seu tempo e alma ao serviço da população”, afirmou António Pinheiro, eleito em 2009.

AUTARCAS HOMENAGEADOS/SANTA MARGARIDA DA COUTADA

Manuel Moura da Costa – Após a Revolução do 25 de abril, e durante o período de transição, foi nomeado por decreto do governo, como Presidente da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia, Manuel Moura da Costa, que tomou posse a 15 de março de 1975. A atual junta de freguesia referiu que, “de entre as suas principais preocupações, o primeiro passo foi constituir comissões administrativas em todas as localidades da freguesia, de forma a conhecer as suas principais necessidades. Durante este período, de entre os seus principais objetivos, foi evidenciada a ampliação do cemitério paroquial, a criação da secção de Santa Margarida dos Bombeiros Voluntários de Constância e a luta por melhores estradas e por um edifício dos CTT”.

FOTO7
Manuel Moura da Costa tomou posse a 15 de março de 1975.

Gualdino Alves – Em 12 de dezembro de 1976, foram realizadas as 1ªs eleições autárquicas livres. Foi eleito pelo povo para a presidência da Junta, Gualdino Alves, que governou a freguesia no período de janeiro de 1977 a dezembro de 1979. Num período em que os recursos financeiros eram muitos escassos, a atual junta de freguesia lembrou que este presidente “não teve outra hipótese senão cingir-se à gestão e limpeza do património já existente”.

FOTO6
Firmina Marques Nunes recebeu das mãos do presidente de Junta uma pequena lembrança em homenagem à obra feita pelo seu marido, Gualdino Alves.

Manuel Lopes Palácio – Entre janeiro de 1980 e dezembro de 1982 o executivo foi liderado por Manuel Lopes Palácio. De entre as suas obras, o atual executivo evidenciou o “combate ao desemprego, colocando desempregados da freguesia na reparação dos muros do cemitério e dos tanques dos lavadouros, a criação de uma Comissão Administrativa para construção de um Lar, creche e Jardim de Infância na freguesia, a construção de sanitários públicos junto ao cemitério, e as 1ªas comemorações com pompa e circunstância do 25 de abril”.

FOTO5
Entre janeiro de 1980 e dezembro de 1982 o executivo foi liderado por Manuel Lopes Palácio.

Raul de Matos Palácio – Entre janeiro de 1983 e dezembro de 1985, foi eleito como Presidente de Junta Raul de Matos Palácio. “Durante o seu mandato a prioridade foi a limpeza do cemitério paroquial, arruamentos e escolas da freguesia. Deu ainda um importante contributo na construção de uma capela funerária junto à igreja paroquial, na construção de parques infantis e na aquisição de uma ambulância para os bombeiros voluntários da secção de Santa Margarida. Deu ainda continuidade às comemorações do 25 de abril”.

FOTO4
Entre janeiro de 1983 e dezembro de 1985, foi eleito como Presidente de Junta Raul de Matos Palácio

José Manuel Baião de Oliveira – Durante 4 mandatos consecutivos, entre janeiro de 1986 e dezembro de 2001, o presidente de Junta foi José Manuel Baião de Oliveira. Durante este período foi feita nova ampliação ao cemitério paroquial, a construção de sanitários públicos, instalação de uma cabine telefónica pública e a requalificação dos lavadouros da freguesia. Foi ainda durante o seu mandato que se deu início às Festas em Honra da Padroeira Santa Margarida da Coutada.

FOTO3
Durante 4 mandatos consecutivos, entre janeiro de 1986 e dezembro de 2001, o presidente de Junta foi José Manuel Baião de Oliveira.

Maria Manuela de Oliveira Arsénio – Pela primeira vez na história da freguesia, entre janeiro de 2002 e outubro de 2009, foi eleita uma mulher para liderar o executivo, Maria Manuela de Oliveira Arsénio. De entre as suas obras, o atual executivo destacou a requalificação do Largo Dr. Pratas de Moura e dos interiores e exteriores do edifício da Junta de Freguesia. Neste período foi ainda feita nova ampliação ao cemitério paroquial e dado início ao processo de requalificação das fontes da freguesia, que ainda hoje continua a ser executado. Obras que, destacou António Pinheiro, “devem-se ao facto desta mulher ter sempre arregaçado as mangas e lutado para conseguir os apoios financeiros externos necessários”.

FOTO2
Pela primeira vez na história da freguesia, entre janeiro de 2002 e outubro de 2009, foi eleita uma mulher para liderar o executivo, Maria Manuela de Oliveira Arsénio.

O atual presidente da junta de freguesia de Santa Margarida da Coutada, António Pinheiro, eleito em 2009, não foi alvo de homenagem por ter sido o atual executivo a organizar a atual cerimónia. “Quem vier a seguir, se entender que o deve fazer, cá estarei com muito gosto, em nome do cargo que hoje ocupo, em prol da freguesia de Santa Margarida da Coutada”, destacou.

PINHEIRO
António Pinheiro, atual presidente da junta de freguesia de Santa Margarida da Coutada, Constância

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here