Constância | Festas de Nª Srª da Boa Viagem representam “a tradição com os olhos no futuro”

Aspeto da visita inaugural das ruas floridas em 2018 (Foto: mediotejo.net)

Na cerimónia de abertura das Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho de Constância, este sábado, dia 31, o Presidente da Câmara, Sérgio Oliveira (PS), falou do evento como sendo “a maior realização coletiva” do concelho.

PUB

Para o autarca, as festas, que decorrem até segunda-feira, feriado municipal em Constância, representam “a tradição com os olhos no futuro”, “é a festa do nosso povo e da nossa terra”. Além disso “é uma homenagem que fazemos aos nossos antepassados ligados aos rios”.

Sérgio Oliveira destacou a “particularidade” de as festas envolverem “toda a comunidade, desde os munícipes individualmente, Juntas de Freguesia, Associações e Coletividades, Agrupamento de Escolas, Bombeiros Voluntários, Paróquia, Santa Casa da Misericórdia, GNR, tecido empresarial e comerciantes”.

Facto inédito e sublinhado pelo edil é que, pela primeira vez, participaram na cerimónia de abertura todos os ex-Presidentes de Câmara de Constância, “sinal da paz social no concelho” que Sérgio Oliveira afirma estar a promover, “eliminando crispações artificiais inúteis”. Por isso, as festas representam também “um tempo de união entre todos”.

Inauguração oficial das Festas de Constância na Praça Alexandre Herculano

Publicado por mediotejo.net em Sábado, 31 de Março de 2018

Sérgio Oliveira realçou a grande adesão dos munícipes ao embelezamento das ruas. “Há muitos anos que não havia este entusiasmo coletivo”, afirmou. Considera que “a Câmara é apenas o motor de arranque das festas, tudo o resto se deve ao trabalho dos munícipes, associações e coletividades”.

Por fim, deixou uma palavra de apreço e agradecimento aos trabalhadores do Município pelo seu empenho na organização e na logística das Festas.

A comitiva que assistiu à cerimónia de abertura na Praça Alexandre Herculano, deslocou-se depois à antiga cadeia onde foi inaugurada a exposição “Constância e a Grande Guerra: Das manobras de Tancos à Batalha de La Lys”. Seguiu-se a visita às ruas floridas, stands da Feira Nacional de Artesanato, Mostra de Doces Sabores, Saberes e Sabores do Concelho, tasquinhas e Espaço Jovem.

Inauguração oficial das Festas de Constância – Visita às ruas floridas, Mostra Nacional de Artesanato, Mostra de Sabores e Espaço Jovem

Publicado por mediotejo.net em Sábado, 31 de Março de 2018

A Vereadora Filipa Montalvo, responsável pelo pelouro da cultura, revelou ao mediotejo.net a sua satisfação pela organização das festas, reforçada pelo bom tempo que se fez sentir no primeiro dia.

Quanto aos stands da Feira de Artesanato, onde estão representados dezenas de artesãos de todo o país, referiu que “mais stands houvesse, mais participantes haveria”. “O espaço é muito limitado”, por isso está a estudar-se a possibilidade de ser ampliado no próximo ano.

Além da expectativa de que o bom tempo ajude a festa, Constância recebe por estes dias milhares de visitantes, seja para visitar os vários certames, seja para visitar as ruas floridas ou para assistir aos espetáculos onde se destacam as atuações de Matias Damásio (sábado à noite) e as fadistas Cuca Roseta e a constanciense Tina Jofre (segunda feira à noite).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here