Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Junho 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Festas começaram em dia com vento… de mudança (c/ fotogaleria)

As Festas do Concelho de Constância e de Nossa Senhora da Boa Viagem arrancaram oficialmente este sábado, dia 15, num dia em que a chuva prevista acabou por ser a única a não aparecer. As primeiras horas dos três dias de animação trouxeram muita gente às ruas floridas, atividades desportivas e culturais e ventos de mudança, com a apresentação da nova imagem institucional do município.

- Publicidade -

O arranque oficial das Festas do Concelho de Constância e de Nossa Senhora da Boa Viagem fez-se na tarde deste sábado com a cerimónia oficial de abertura que juntou muitos convidados na Tenda Jovem. O sol trocou com a chuva e acabou por ser um dos primeiros visitantes da edição de 2017 das festas ligadas às tradições dos marítimos e das ruas floridas.

No entanto, não foi só a tradição que esteve presente nas primeiras horas e a data ficou marcada como a da apresentação oficial da nova imagem institucional do município. O antigo barco deu lugar a um grafismo moderno da autoria do designer Paulo Passos, em que Camões é destacado sem esquecer outros elementos representativos do concelho, como os rios, a ciência e a ruralidade. O ponto de partida foi o brasão municipal que, segundo António Matias Coelho durante a apresentação, foi registado em 1941.

- Publicidade -

Júlia Amorim durante a apresentação da nova imagem institucional do município. Foto: mediotejo.net

A presidente da Câmara Municipal de Constância considera a nova imagem “muito apelativa” e defendeu ser “aquilo que necessitávamos para ter uma projeção forte, de marca, no exterior”. Ao mediotejo.net, Júlia Amorim disse que o novo logótipo representa “a identidade local” e permitirá “identificar Constância de imediato por quem a vê”. Uma aposta feita não só a pensar na promoção externa, destaca, mas também nos habitantes do concelho que devem ser os primeiros a sentir identificação.

O vermelho foi a cor escolhida pelo designer, provavelmente inspirado na paixão que marca as palavras do poeta. Cor que predomina junto do palco Pelourinho, na Praça Alexandre Herculano, que na primeira tarde recebeu momentos ligados às danças tradicionais e uma aula de zumba. Ali perto, na Antiga Cadeia, os visitantes puderam ficar a conhecer a exposição “Ruas da Festa”, que fica patente até ao dia 30 de setembro.

As outras cores espalham-se pelas ruas decoradas com toneladas de flores em papel e plástico, que partilharam a atenção de quem decidiu passar pela vila com as mostras de Artesanato e de Doces Sabores no parque de merendas, as tasquinhas no Largo Cabral Moncada e os momentos de animação. No primeiro dia, os sinos do Carrilhão LVSITANVS começaram a tocar perto do rio Zêzere, junto do Parque de Merendas, e continuarão a fazê-lo diariamente até ao próximo dia 17.

Decoração do pelourinho na Praça Alexandre Herculano. Foto: mediotejo.net

No anfiteatro ribeirinho, onde se situa o espaço criança, a música foi outra com as atuações dos diversos artistas que participaram na emissão em direto do programa “Aqui Portugal” (RTP1),. O mesmo se passou nas ruas floridas, que receberam a animação dos Xaral’s Dixie. A noite teve os ritmos do Projeto Ganhar Asas E6G com o grupo de dança Dreamers e o grupo de música Giorgia, dos HMB e doa Ferro&Fogo.

O programa do segundo dia das festas que Júlia Amorim diz reunirem “todas as condições para três dias em grande” e para os quais tem “expetativas muito boas” começa com a tarde de folclore organizada pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses de Malpique”. As ruas são animadas por Miss Easy e a margem ribeirinha do Zêzere recebe um novo concerto do Carrilhão LVSITANVS. A Banda Filarmónica de Montalvo sobe ao Palco Camões e a noite termina no Palco Pelourinho ao som da banda Echoes Tributo a Pink Floyd.

No feriado municipal, segunda-feira, as comemorações do Dia do Concelho percorrem a vila, com ponto de partida nos Paços do Concelho, onde são içadas as bandeiras com a participação dos Bombeiros Voluntários de Constância e da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro. A presidente da autarquia espera que o dia dedicado à Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem seja marcado pelas “emoções” e a “alegria” em todos os momentos.

Mostras de artesanato e doces e sabores no parque de merendas. Foto: mediotejo.net

A manhã inclui uma visita às ruas floridas e a distinção dos funcionários com 10, 20 e 30 anos de serviço no Salão Nobre. Pela hora de almoço o Carrilhão LVSITANVS volta a ter música, pouco antes do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, ser recebido junto ao Monumento a Camões para assistir à chegada das embarcações engalanadas ao Cais de Constância, prevista para as 13h00.

À tarde realizam-se as cerimónias religiosas, com a Eucaristia solene e a procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, seguidas pela bênção dos barcos nos rios Tejo e Zêzere e a bênção das viaturas na Praça Alexandre Herculano. A despedida faz-se com novo concerto do Carrilhão LVSITANVS, a atuação de Tim, vocalista dos Xutos&Pontapés e um espetáculo piromusical.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome