Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Férias rimam com ciência

De 19 de julho a 9 de setembro o Centro Ciência Viva de Constância vai ser palco de mais de uma dezena de ações gratuitas para crianças e jovens no âmbito do programa Ciência Viva no Verão.

- Publicidade -

A participação é gratuita, mas chama-se a atenção que o número de participantes é limitado.

“Matemática com sol e sombras no Parque Ambiental de Santa Margarida” é a primeira ação que se anuncia para a tarde do dia 19 de julho, repetindo no dia 23 de agosto. Os participantes, que têm de se inscrever previamente, vão aprender a calcular a altura de um pinheiro ou a construir e utilizar astrolábios e relógios de Sol, por exemplo.

- Publicidade -

No dia 22 de julho e com repetição a 12 de agosto, o desafio é: conhecer plantas usadas pelos nossos avós, no Parque Ambiental de Santa Margarida. Pretende-se dar a conhecer algumas das plantas usadas pela população local e identificar as espécies no campo, referir as suas utilizações e perceber como colaborar na conservação das espécies.

Nos dias 22 de julho e 18 de agosto, quem se inscrever vai poder “observar o Céu noturno (estrelas e constelações) no Parque, ação que decorre à noite no Alto de Santa Bárbara. A mesma atividade repete-se no dia 26 de julho no Parque Ambiental de Santa Margarida.

“O Sol no Parque Ambiental de Santa Margarida – cozinhar, brincar e observar”, assim se designa a ação a realizar no Parque Ambiental de Santa Margarida nos dias 26 de julho e 30 de agosto. O objetivo é “explorar o Sol como fonte de energia através de painéis fotovoltaicos, fornos solares e observação das erupções solares através de telescópios especiais”.

Descobrir o que se esconde no Borboletário do Parque Ambiental de Santa Margarida quando a noite cai é o que pretende com a atividade agendada para dias 26 de julho, 4, 18 e 30 de agosto.

Há ainda atividades de observação das Perseidas (chuva de meteoros) e de um eclipse solar.

Programa, informações e inscrições estão disponíveis no site do Centro Ciência Viva de Constância.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome