- Publicidade -
Terça-feira, Dezembro 7, 2021
- Publicidade -

Constância | Extensão de Saúde de Montalvo quase pronta a inaugurar (c/áudio)

Está quase pronta a nova Extensão de Saúde que vai nascer na freguesia de Montalvo, concelho de Constância. A empreitada está concluída em termos de obra física, faltando agora terminar o apetrechamento do edifício com os equipamentos e mobiliário necessário. Em reunião do executivo camarário, o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Oliveira (PS), deu conta de que se aguarda uma data de inauguração do espaço por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) havendo a garantia de que “haverá médico, enfermeiro e assistente técnico para a extensão de saúde funcionar”.

- Publicidade -

O ponto de situação relativamente à empreitada da Extensão de Saúde de Montalvo foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Constância, questionado pela vereadora Manuela Arsénio (CDU) sobre se existiam desenvolvimentos quanto ao apetrechamento do mesmo e disponibilidade de recursos humanos, situações que estão a cargo da ARSLVT.

- Publicidade -

Em resposta, o presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira (PS) deu conta de que relativamente à empreitada “a obra física em si, em termos de construção civil, está concluída”. Quanto ao apetrechamento do edifício, o edil esclarece que a ARSLVT “já colocou lá grande parte do mobiliário urbano e dos equipamentos”. “Falta muito poucas coisas para o apetrechamento estar concluído”, disse.

Recorde-se que a empreitada da Extensão de Saúde em Montalvo visa a adaptação do antigo edifício de Escola de 1º Ciclo Dr. José Godinho, precisamente para Extensão de Saúde.

As obras resultam de um protocolo assinado entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo- ARSLVT e a Câmara Municipal de Constância, no qual “ficou estipulado que a obra física seria responsabilidade da Câmara Municipal de Constância e tudo o que seja equipamento interno e recursos humanos da extensão de saúde é responsabilidade da ARSLVT”, conforme disse na altura Sérgio Oliveira aos jornalistas.

Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, e diretora executiva do ACES Médio Tejo, Diana Leiria, visitaram as instalações da futura extensão de saúde de Montalvo em setembro. Foto: CMC

Sendo assim, da parte da autarquia aquilo que falta é “a instalação dos equipamentos de ar condicionado”, elucidou o presidente de Câmara na reunião do executivo de 17 de dezembro, situação que estará concluída até ao final do ano. Espera-se ainda que a ARSLVT conclua a instalação dos equipamentos em falta e que indique uma data para a inauguração do edifício, adiantou ainda.

Relativamente aos recursos humanos “a garantia que temos é que haverá médico, haverá enfermeiro e haverá assistente técnico para a extensão de saúde funcionar”, admitiu Sérgio Oliveira. No que concerne aos utentes, haverá a possibilidade de as pessoas de Montalvo que “nunca fizeram a transferência de ficha para Constância ficarem com médico de família e serem atendidos na Extensão de Saúde Montalvo”, bem como “as pessoas de Montalvo que têm ficha em Constância têm a possibilidade de pedir a transferência de ficha para a Extensão de Saúde de Montalvo”, adiantou.

Com um custo de cerca de 140.000,00€, a empreitada da Extensão de Saúde de Montalvo é comparticipada a 85% por fundos comunitários, sendo o restante valor retirado do orçamento municipal.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome