Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Dezembro 2, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Extensão de saúde abre em Montalvo 12 anos depois de muita luta e reivindicação

Privados de médico de família e de serviço de enfermagem desde 2009, os mais de mil habitantes da freguesia de Montalvo, no concelho de Constância, vão ter a partir desta sexta-feira uma nova extensão de saúde a funcionar e cuidados médicos de proximidade.

- Publicidade -

- Publicidade -

“É um dia em que devemos estar todos satisfeitos, num processo negocial e reivindicativo longo e difícil por parte da autarquia e das populações, e ao fim de mais de uma década a obra está feita, vai entrar em funcionamento amanhã e a população vai passar a ter cuidados de saúde na sua área de residência”, disse o socialista Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância.

ÁUDIO: SÉRGIO OLIVEIRA, PRESIDENTE CM CONSTÂNCIA:

- Publicidade -

A antiga extensão de saúde funcionou até 2009 no edifício da Casa do Povo de Montalvo e ficou privada de médicos de família e de serviços de enfermagem devido à falta de profissionais de saúde, tendo os utentes de se deslocar desde então a Constância ou a Abrantes, a 8 e a 10 quilómetros de distância da sede do concelho, respetivamente, numa situação que nunca foi do agrado da população que chegou a organizar vigílias de protesto.

“São mais de mil pessoas que vivem em Montalvo, muitas delas envelhecidas e sem meio de transporte para acederem aos cuidados médicos a Constância ou a Abrantes, e esta abertura de um serviço público de proximidade, com a importância que têm os cuidados de saúde primários, é fundamental para aumentar a qualidade de vida no território e captar e fixar as pessoas”, destacou Sérgio Oliveira.

O novo equipamento de saúde em Montalvo resulta da adaptação do antigo edifício de Escola de 1º Ciclo Dr. José Godinho, uma escola desativada, para Extensão de Saúde, e deriva de uma parceria entre o município, que investiu cerca de 160 mil euros na reabilitação do espaço, dos quais 90 mil euros com apoios de fundos comunitários, e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), que assegurou o recheio do edifício, dotando-o de equipamentos, mobiliário e recursos humanos.

A partir de sexta-feira, dia 09, e durante este mês de abril, existirá atendimento médico uma vez por semana, às sextas-feiras, durante todo o dia, e a partir do mês de maio o atendimento médico passará a efetuar-se três vezes por semana, às segundas, quartas, e sextas-feiras, sempre no período da manhã, confirmou à Lusa fonte do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo.

Relativamente aos cuidados de enfermagem, segundo a mesma fonte, estes serão desde já efetuados às segundas, quartas, e sextas-feiras no período da manhã.

Extensão de saúde abre em Montalvo (Constância) 12 anos depois de muitas reivindicações. Foto: CMC

No que concerne aos utentes, haverá a possibilidade das pessoas de Montalvo que “nunca fizeram a transferência de ficha para Constância ficarem com médico de família e serem atendidos na nova Extensão de Saúde”, bem como “as pessoas de Montalvo que têm ficha em Constância têm a possibilidade de pedir a transferência de ficha para a Extensão de Saúde de Montalvo”, adiantou o autarca.

Sérgio Oliveira disse ainda que, “apesar de ser um momento de alegria e de festa, não existirá cerimónia de inauguração tendo em conta a situação pandémica” existente.

“Festa e cerimónia de inauguração apenas fará sentido com a presença de população que vai usufruir deste equipamento de saúde, o que, não sendo possível, o momento formal e de celebração ficará adiado para melhor ocasião”, concluiu.

c/LUSA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome