Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Junho 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Dia 10 de junho sem Pomonas Camonianas mas com poesia e cerimónias simbólicas

Pelo segundo ano consecutivo, as Pomonas Camonianas não vão encher as ruas da vila de Constância com o mercado quinhentista, devido ao contexto pandémico da Covid-19. Ainda assim, o Município vai assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com um conjunto de iniciativas simbólicas e restritas, como a tradicional deposição de coroa de flores no monumento a Camões, uma tertúlia de poesia e ainda com a inauguração do Monumento aos Combatentes. Já o público vai poder participar numa caça ao tesouro numa prova de orientação geocaching.

- Publicidade -

“Fruto da atual situação que o país ainda atravessa e com os dados destes últimos dias que têm vindo a aumentar, não é possível fazer o 10 de junho como era feito em Constância com as Pomonas Camonianas e com o mercado quinhentista e com toda aquela envolvência da comunidade escolar que tínhamos antes do Covid”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, no final de maio aos jornalistas.

Pelo segundo ano canceladas, as Pomonas Camonianas decorrem sempre por ocasião do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, contando com uma organização conjunta da Câmara Municipal, da Associação Casa-Memória de Camões e do Agrupamento de Escolas. Nesta celebração, que este ano cumpriria a XXV edição, realiza-se habitualmente um mercado quinhentista, com exposição-venda das flores e dos frutos referidos pelo poeta na sua obra, numa manifestação festiva de apropriação coletiva da memória de Camões, evocando os tempos em que o poeta terá vivido na vila.

- Publicidade -

Pomonas Camonianas. Foto de Arquivo: mediotejo.net

Não obstante, o Município não quer deixar passar em branco esta data de “enorme simbolismo para Constância”. Nesse sentido, o 10 de junho vai ser um dia preenchido com “um conjunto de atividades e iniciativas para lembrar o dia e a para reafirmar a ligação íntima que Constância tem com Camões e com a cultura.

Numa articulação entre o Município, a Associação Casa-Memória Camões e o Agrupamento de Escolas de Constância, ao longo do dia vão decorrer um conjunto de cerimónias simbólicas restritas – mas com transmissão online através dos canais de Youtube e Facebook do Município.

Ao mediotejo.net, o presidente da Câmara Municipal explicou que a restrição das cerimónias a convidados pretende transmitir às pessoas “que não pode ser uma cerimónia com centenas de pessoas. É uma cerimónia restrita, para assinalar, e as pessoas terão possibilidade de assistir em direto pelas redes sociais”.

Áudio | Presidente da CM Constância sobre o 10 de junho

Pelas 15h00, terá lugar a tradicional deposição de coroa de flores no Monumento a Camões, momento ao qual se seguirá a cerimónia oficial do 10 de junho. A mesma terminará com a apresentação dos quadros temáticos ‘Uma aula com Camões’, por alunos da Escola Básica e Secundária Luís de Camões. Também alunos do Agrupamento vão declamar poesia junto ao monumento, trajados ao modo da época quinhentista.

“Aproveitaremos também para fazer a inauguração do monumento aos combatentes que foi adiada devido às condições climatéricas no 25 de abril”, adiantou Sérgio Oliveira. A inauguração está marcada para as 16h00, no Largo Cabral Moncada, numa iniciativa do Núcleo da Liga dos Combatentes de Santa Margarida e da Câmara Municipal de Constância.

Largo Cabral Moncada, Constância. Foto: Ana Rita Cristóvão | mediotejo.net

As iniciativas comemorativas do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas terminarão no Jardim-Horto de Camões, às 18h00, com a Tertúlia de Poesia da Casa-Memória de Camões, intitulada «Camões revisitado».

A par de todas estas cerimónias, há ainda uma iniciativa que vai decorrer durante todo o dia e essa dirigida a toda a comunidade: a prova de orientação geocaching. Uma atividade desportiva com início às 00h00 de dia 10 de junho e que promete levar os aventureiros a descobrir os tesouros que a vila tem para oferecer e não só, uma vez que percorre também concelhos limítrofes. As inscrições para esta prova podem ser efetuadas através do site do município até ao dia 6 de junho.

10 de junho em Constância. Cartaz: CMC

(Notícia atualizada a 04/06/2021)

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome