- Publicidade -
Sábado, Janeiro 22, 2022
- Publicidade -

Constância | Concurso literário Alexandre O’Neill com novas normas de participação

A quarta edição do IV Concurso Literário Alexandre O’Neill encontra-se a decorrer e o executivo municipal de Constância decidiu estimular a participação na iniciativa com a alteração de algumas das normas. A abrangência do tema foi alargada e a exigência de alguns critérios de seleção relacionados com a formatação dos textos reduzida. A alteração ao regulamento foi aprovada por unanimidade na reunião camarária desta quinta-feira, dia 6, e espera-se que surjam muitos trabalhos até 31 de julho.

- Publicidade -

Em declarações aos jornalistas, Daniel Martins justificou as alterações com uma “perspetiva de melhoria e de conseguirmos atrair mais gente, principalmente do concelho”. O vereador responsável pelo pelouro da Biblioteca e Arquivo Municipal salientou a forma como esta iniciativa pretende reforçar a ligação da biblioteca ao escritor, poeta, tradutor e publicitário que morou na Rua Machado Santos, conhecida por Rua de São Pedro.

A inauguração do espaço dedicado a Alexandre O’Neill na biblioteca no passado dia 19 de dezembro foi um dos passos dados neste sentido. Segundo Daniel Martins, face ao reduzido número de inscrições no concurso literário, que este ano decorre até ao dia 31 de julho, decidiu-se ouvir a comunidade escolar (professores de português) e perceber o motivo da fraca participação do público escolar, que representa 90% dos inscritos.

- Publicidade -

A carga dos conteúdos programáticos foi uma das causas apontadas, não deixando espaço para a “criação poética”. Um facto que, conjugado com os temas selecionados até à data, “muito dirigidos e centrados em Constância ou Alexandre O’Neill”, e alguns critérios mais exigentes, como o espaçamento entre linhas ou o formato dos textos, limita a criatividade.

Algumas das formas encontradas para dinamizar a iniciativa foi alargar a abrangência dos temas, permitir a entrega de trabalhos em grupo (máximo de quatro elementos) e a realização de “sessões de criação” nas salas de aula do 1º ciclo do ensino básico com os técnicos da Rede de Bibliotecas municipal. O vereador considera que o trabalho realizado nos 30 a 45 minutos previstos contribuirá para o sentimento de que a poesia “não é uma seca” através de uma “metodologia mais ativa”.

- Publicidade -

A iniciativa promovida pelo Município de Constância, através da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill destina-se a alunos do ensino básico e secundário e à população em geral, que podem ganhar um prémio total de mil euros, repartido pelos diversos escalões em competição. Os participantes podem concorrer nas categorias “1º Ciclo”, “2º Ciclo”, “3º Ciclo”, “Ensino Secundário” e “comunidade leitora com idade igual ou superior a 18 anos”.

Os vencedores serão decididos, posteriormente, pelo júri composto por três representantes do Agrupamento de Escolas, da Câmara Municipal de Constância e da Associação Casa-Memória de Camões. As normas de participação no concurso podem ser consultadas na biblioteca municipal, nas bibliotecas escolares do concelho e nos sites do município de Constância e da Rede de Bibliotecas. Caso pretendam mais informações podem solicitá-las através do telefone 249 739 367 ou pelo e-mail biblioteca@cm-constancia.pt (Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill).

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome