Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância: Comunidade homenageia professora Anabela Grácio, destacada para Bruxelas

A professora Anabela Grácio, diretora do Agrupamento de Escolas de Constância durante os últimos 23 anos, foi homenageada por professores, alunos, encarregados de educação e diversas entidades concelhias depois de ter sido destacada como perita nacional para a unidade das Escolas Europeias, em Bruxelas, onde já está desde o dia 1 de maio.

- Publicidade -

Anabela Grácio regressou à escola EB/S Luís de Camões de Constância no dia 20 de maio, sexta-feira, para um momento de festa, de emoções e de agradecimento pelos quase 23 anos que dedicou às Escolas de Constância e, desses, 19 anos no âmbito da gestão da Escola Luís de Camões e, depois, ainda, no Agrupamento de Escolas.

“É muito agradável ver esta iniciativa carinhosa, com todo este calor humano e que pretende reconhecer o trabalho que aqui desenvolvi. Este é um dia pleno de emoções, com um grande grupo de amigos, e devo dizer que sinto-me uma privilegiada por ter tido a oportunidade de trabalhar em Constância ao longo destes anos”, destacou Anabela Grácio ao mediotejo.net.

- Publicidade -

A professora Anabela Grácio concorreu à única vaga disponível para assessorar a unidade de Escolas Europeias, com sede em Bruxelas, e foi ela a nomeada de entre todos os candidatos dos 28 países da União Europeia.

“É um destacamento de dois anos, com possibilidade de mais dois, e esta nomeação é para mim muito gratificante e significa uma nova aventura motivada pela curiosidade e interesse pessoal em saber e conhecer como funcionam as instituições europeias, e também para levar um pouco da minha experiência a nível europeu”, disse Anabela Grácio.

Para a professora, o seu domínio de várias línguas, como o espanhol, o francês, o inglês e o alemão, “foi decisivo” para conquistar a única vaga disponível de entre todos os Estados membros, tendo observado que segue destacada e mantém o seu vínculo no lugar (escola) de origem (Constância).

“Com esta candidatura respondi a um apelo interior muito forte que tenho em conhecer o Mundo, como funcionam outras culturas. A curiosidade falou mais alto”, declarou a professora.

Olga Antunes, atual vice presidente do Agrupamento, assegurará o cargo de diretora do Agrupamento de Escolas de Constância a partir de agora.

BELA_AL1
Olga Antunes, (à esquerda) assegurará o cargo de diretora do Agrupamento de Escolas de Constância a partir de agora. Anabela Grácio segue para Bruxelas como perita destacada

“Vamos ter eleições dentro em breve e vou concorrer com um projeto de continuidade e com uma lista que encabeçarei”, declarou Olga Antunes, tendo feito notar que a homenagem a direção do Agrupamento organizou “é de inteira justiça, um reconhecimento à professora Anabela Grácio porque ela é a grande responsável pela imagem de marca que hoje representam as escolas e o ensino em Constância”.

“É um agradecimento pelo que fez por nós e é também para lhe desejarmos os maiores sucessos na nova missão em Bruxelas”, concluiu.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -