Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Centro Escolar de Montalvo: “um sonho tornado realidade” (C/FOTOS e VIDEO)

“Este é um dia de grande felicidade para o concelho de Constância, em especial para a freguesia de Montalvo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Constância durante a inauguração do novo Centro Escolar de Montalvo, esta segunda-feira, dia 17, data de início de mais um ano letivo no concelho.

- Publicidade -

O novo equipamento, um investimento de 1,8 ME, conclui a rede de centros escolares daquele Município, sendo que, a partir de agora, o concelho de Constância fica dotado “de três excelentes equipamentos, modernos e funcionais, na área da educação”, disse Sérgio Oliveira.

Reforçando a ideia de que se tratava de um “dia muito importante para o concelho”, recordou o processo conturbado de construção que se arrastou por vários mandatos devido sobretudo ao problema da insolvência do primeiro empreiteiro, a firma Alpeso, de Tomar.

- Publicidade -

“Finalmente Montalvo tem um equipamento igual ao das outras freguesias do concelho”, afirmou Sérgio Oliveira (PS), numa referência aos Centros Escolares de Constância e de Santa Margarida da Coutada.

O equipamento recebe entre 70 a 80 crianças, do pré-escolar e 1° Ciclo do Ensino Básico, mas dada a melhoria de condições e a qualidade das instalações, o presidente da Câmara acredita que tal contribua para a fixação de população e o aumento do número de alunos.

Inauguração do novo Centro Escolar de Montalvo, no Concelho de Constância

Publicado por mediotejo.net em Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018

A mesma expectativa tem a presidente da Junta de Montalvo que se mostrava “muito emocionada” perante a “obra há muito ambicionada por todos os montalvenses”. Ana Luísa Manique frisou que a sua freguesia é das que mais tem resistido à perda de habitantes, somando cerca de 1200 pessoas.

Para a vereadora do Pelouro da Educação, Filipa Montalvo, o novo Centro Escolar representa uma melhoria significativa nas condições de educação das crianças, a juntar aos “bons professores, educadores e auxiliares” que Montalvo tem. .“Estou muito satisfeita”, disse a eleita.

“O sonho tornou-se realidade” disse, por sua vez, Olga Antunes, Diretora do Agrupamento, depois de citar uma frase de Einstein: “Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano”.

Foi com “um gosto muito especial” que participou na inauguração do novo centro escolar uma vez que, em 1989, quando chegou ao concelho como educadora de infância, foi colocada exatamente no Jardim de Infância de Montalvo.

Inauguração do novo Centro Escolar de Montalvo, no Concelho de Constância

Publicado por mediotejo.net em Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018

Salas para o ensino pré-escolar e para o primeiro ciclo do ensino básico, biblioteca, refeitório, instalações sanitárias, sala polivalente, zonas de recreio, recinto desportivo, zonas verdes, pátios, salas de atividades e arrumos, entre outros, são os diversos espaços que integram o Centro Escolar de Montalvo, equipamento inaugurado em clima de festa e na presença de todos os alunos do 1° ciclo do concelho, incluindo os dos centros escolares de Santa Margarida da Coutada e de Constância.

O novo equipamento “cumpre as diretrizes da Carta Educativa, respondendo às necessidades destes dois níveis de ensino”, disse ainda o presidente da Câmara de Constância, dando conta de “condições excelentes para os alunos, professores e auxiliares desenvolverem as suas atividades”.

Sérgio Oliveira disse ainda que o Centro Escolar agora inaugurado “é um novo polo aglutinador de várias atividades ligadas à educação”, tendo feito notar que o mesmo “vai estar aberto à comunidade local ao nível da sala polivalente, refeitório, biblioteca e pátio principal”, espaços que podem ser utilizados noutras ocasiões, além do regular funcionamento do estabelecimento de ensino.

A construção do Centro Escolar de Montalvo representa um investimento de 1.8 ME, tendo contado com um apoio financeiro de 1.1 ME através do Portugal 2020, sendo que a parte não financiada do projeto foi assegurada pelo orçamento da Câmara Municipal.

As obras foram iniciadas no anterior mandato mas devido à insolvência do empreiteiro, a empresa Alpeso, pararam em maio de 2015 e só foram retomadas no início de 2017.

Com a conclusão desta obra, o concelho de Constância fica apetrechado com três Centros Escolares, um por cada freguesia [Constância, Santa Margarida da Coutada e Montalvo], representando um investimento global na ordem dos cinco ME.

Durante a sua intervenção na cerimónia inaugural, o presidente da Câmara Municipal de Constância anunciou que a antiga escola primária José Godinho, em Montalvo, “vai ser requalificada e convertida em extensão de saúde”, uma necessidade há muito sinalizada naquela freguesia onde habitam cerca de 1.200 pessoas.

No final dos discursos, o protocolo foi quebrado por Raúl Reis, arquiteto autor do projeto, que se dirigiu ao parlatório e falou sobre as vicissitudes do projeto e a importância da obra, num momento de tensão e algum constrangimento.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome