Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Centro de Saúde vai dispor de gabinete para consultas de saúde oral

O concelho de Constância assumiu um protocolo de colaboração relativo a implementação de consultas de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que passarão a acontecer em gabinete a ser instalado no Centro de Saúde da vila. Recorde-se que a implementação de consultas de medicina dentária nos cuidados de saúde primários do país começou em 2016, integrada no Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral.

- Publicidade -

- Publicidade -

A informação foi avançada pelo autarca Sérgio Oliveira, que referiu tratar-se de um protocolo a celebrar com a ARSLVT, sendo que a autarquia terá responsabilidade em “adquirir o equipamento necessário e a adaptação do espaço para o funcionamento do Gabinete de saúde oral”.

Quanto ao investimento, o presidente de Câmara explicou que “o equipamento é financiado através de fundos comunitários em 85%, os restantes 15% são assegurados pelo orçamento municipal, e a nível de recursos humanos – o médico dentista – é colocado pela Administração Central, sendo o custo inerente assegurado pela mesma”, referiu.

- Publicidade -

Foto: mediotejo.net

Sérgio Oliveira entende que esta “será uma mais-valia para as nossas populações, ter mais esta oferta de serviços, neste caso de saúde oral, que sabemos que ainda é uma matéria onde temos um longo caminho a percorrer”.

Quanto à previsão de disponibilidade deste serviço à população, o edil disse não haver ainda essa indicação.

De futuro será lançado o procedimento de contratação pública para aquisição de equipamento, segundo o autarca, uma vez que a documentação e respetiva candidatura teriam de ser submetidas até final de setembro.

Este gabinete será extensível a toda a população do concelho, dos mais velhos aos mais novos utentes inscritos no Centro de Saúde de Constância, na extensão de saúde em Santa Margarida e na futura extensão de saúde de Montalvo.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome