- Publicidade -
Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

Constância | Centro Ciência Viva citado internacionalmente por descoberta em Tritão

Os dados obtidos com o grande telescópio do Centro de Ciência Viva de Constância (CCVC), por ocasião da ocultação de uma estrela por Tritão – satélite de Neptuno – revelaram-se tão inesperados que motivaram citações internacionais, não só em artigos científicos como na prestigiada revista americana Sky & Telescope.

- Publicidade -

“Suspeitava-se que Tritão tivesse atmosfera mas só agora se confirmou e o Centro de Ciência Viva de Constância foi o ponto de observação mais central a nível dos 16 pontos de observação mundiais e o que registou os dados mais evidentes, contribuindo com os seus telescópios e equipamentos para esta confirmação científica”.

Quem o refere é Máximo Ferreira, diretor do CCVC, tendo acrescentado ao mediotejo.net que “após alguns detalhes técnicos – a concretizar numa próxima noite de céu limpo – as equipas de investigadores em atmosferas planetárias de todo o mundo vão utilizar o fruto deste contributo nacional para uma melhor definição da constituição da atmosfera do pequeno Tritão”.

- Publicidade -

“Eram cerca das duas da manhã quando a surgiu a grande surpresa: a ocultação de uma estrela por Tritão fez a luz de observação diminuir e de seguida a luz difundida aumentou, confirmado ali a existência de atmosfera”, afirmou o astrónomo, tendo acrescentado que o CCVC “tem todas as condições técnicas de investigação para trabalhos de cariz nacional e internacional”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome