Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Segunda-feira, Outubro 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Constância | CDU propõe análises à qualidade do ar em todo o concelho

As duas vereadoras da CDU na Câmara de Constância apresentaram uma moção na reunião pública descentralizada da Câmara no dia 27, em Vale de Mestre, onde propunham que fossem “efetuadas, de acordo com a legislação em vigor, análises à qualidade do ar em todas as freguesias e em todos os lugares das freguesias do concelho”.

- Publicidade -

A moção, aprovada por unanimidade, surge na sequência dos problemas de maus cheiros detetados no Centro Escolar de Santa Margarida e que obrigaram ao encerramento deste estabelecimento de ensino no último período letivo.

Sónia Varino e Júlia Amorim recordam que as contaminações detetadas, segundo opinião técnica, têm foco no exterior do Centro Escolar.

- Publicidade -

Defendem que “a qualidade do ar é uma componente ambiental determinante, em particular para a saúde pública e para a qualidade de vida e que os efeitos dos diferentes poluentes atmosféricos se traduzem no aparecimento ou agravamento de doenças ao longo do tempo, particularmente em populações sensíveis”.

Entre outros argumentos, as eleitas da CDU lembram que a legislação aplicável refere que, todos os edifícios de serviços (ou frações autónomas) estão sujeitos a Auditorias à (QAI) Qualidade do Ar Interior periódicas. No caso dos estabelecimentos de ensino é de dois em dois anos, em espaços comerciais, de serviços, de turismo, de transportes, de atividades culturais, escritórios ou similares, de três em três anos e de 6 em 6 anos nos restantes edifícios.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome