Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Setembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância: Campo Militar de Santa Margarida recebe exposição de viaturas militares antigas (ATUALIZADA)

O Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, recebeu no sábado, dia 9, o I Trail Rota da Hakea e uma exposição de viaturas militares antigas. As duas atividades integram o programa comemorativo do Dia do Comando das Forças Terrestres e da Brigada Mecanizada, que teve início a 30 de março e se estenderá até ao dia 25 de abril.

- Publicidade -

As comemorações deste ano incluem um vasto programa com dez atividades realizadas em seis seis datas e quatro concelhos. Entre elas encontram-se as duas que terão lugar no Campo Militar de Santa Margarida (Constância) no próximo sábado através das quais a Brigada Mecanizada convida a população civil a entrar na sede desta unidade militar para participar no I Trail Rota da Hakea e descobrir viaturas militares antigas.

DSCF3787
O Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, recebe este sábado, dia 9, o I Trail Rota da Hakea e uma exposição de viaturas militares antigas.

- Publicidade -

Os ritmos das atividades adequam-se a cada participante. Os interessados na prova desportiva podem inscrever-se numa das três modalidades no site da Brigada Mecanizada (aqui), que variam entre os 8 quilómetros da caminhada e os 30 quilómetros da prova mais exigente. Quem preferir um grau intermédio pode optar pelo percurso com 15 quilómetros e aqueles que apenas pretenderem dar um passeio podem visitar a exposição de viaturas militares antigas organizada pela Associação Portuguesa de Viaturas Militares.

O programa comemorativo do Dia do Comando das Forças Terrestres e da Brigada Mecanizada teve início no final do mês de março e terminará a 25 de abril, envolvendo os municípios de Constância, Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha. Até à data já se realizaram a Estafeta D. Nuno Álvares Pereira e uma conferência sobre a Batalha de Atoleiros no Campo Militar de Santa Margarida, assim como o concerto da Banda Militar do Porto e do grupo de música tradicional Mirandesa “Galandum Galundaina” no Teatro Virgínia (Torres Novas).

Ao I Trail Rota da Hakea e à inauguração da exposição sobre viaturas antigas, que estará no Campo Militar de Santa Margarida até ao dia 14 de abril, seguem-se três atividades inseridas nas comemorações do centenário da I Guerra Mundial, agendadas para dia 21.

Às 10h00 desse dia é prestada homenagem às vítimas do conflito no Monumento do Combatente em Vila Nova da Barquinha, seguindo-se para o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, onde terá lugar a inauguração da exposição “Do Campo Militar de Tancos ao Campo Militar de Santa Margarida”, que estará patente até 25 de abril e o seminário internacional sobre “A preparação do Corpo Expedicionário Português para a Grande Guerra: de Tancos à Flandres”.

O programa fecha com as cerimónias militares oficiais do Dia da Brigada Mecanizada, às quais se associam este ano as do Dia do Comando das Forças Terrestres. A data costuma ser assinalada a 6 de abril, mas as cerimónias decorrerão a 22 no Campo Militar de Santa Margarida.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome