Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Caminhos Literários levam vídeo mapping e Ana Laíns à Vila Poema

Na sua passagem por Constância durante o mês de agosto, os Caminhos Literários levam até à Vila Poema nos dias 6 e 7 de agosto um espetáculo de vídeo mapping, que mostra uma viagem sobre as figuras mitológicas descritas em “Os Lusíadas”, uma instalação artística e um concerto de Ana Laíns onde são cantados Camões e outros poetas. As iniciativas são de acesso gratuito.

- Publicidade -

O espetáculo de vídeo mapping desenvolvido pela Vortice Dance Company conta com duas sessões, uma sexta-feira e outra sábado, dias 6 e 7 de agosto, ambas às 21h30. É nas copas das árvores e na paisagem natural da zona ribeirinha de Constância que é apresentada esta viagem sobre as figuras mitológicas descritas na grande viagem de Camões, “Os Lusíadas”.

No dia 7, sábado, às 17h30, é inaugurada no centro histórico (junto ao largo Cabral Moncada) a escultura “Terra de Palavra”, na qual é possível descobrir “um concelho repleto de riqueza natural, material e sobretudo humana”. Esta instalação artística pretende promover uma atuação de proximidade entre os constancienses, permitindo revisitar as freguesias e lugares do concelho.

- Publicidade -

É também na noite de sábado (22h30) que a cantora montalvense Ana Laíns vai até ao Largo Cabral Moncada cantar poetas portugueses com ligações à região, como Camões, Alexandre O’Neill ou Vasco Lima Couto, além de outros ícones da literatura da Língua Portuguesa.

A programação do Caminhos Literários vai também até Abrantes com dois espetáculos ao ar livre que trazem este mês à cidade abrantina o guitarrista Tó Trips e Adolfo Luxúria Canibal.

Foto: DR

Caminhos Literários do Médio Tejo

O projeto intermunicipal Caminhos Literários, que envolve os municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, vai trazer vários espetáculos de música, artes visuais e cinema documental, entre outros, que prometem animar as noites e as tardes dos próximos meses.

O projeto artístico e cultural, que explora os territórios ligados a António Botto, Camões e Gil Vicente, pretende disponibilizar o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre.

Música, literatura, cinema documental, artes visuais, conversas, residências artística, teatro, videomapping e muito mais são os espetáculos que o projeto Caminhos Literários trazem aos territórios de Abrantes, Constância e Sardoal e que pretendem também ser um elemento dinamizador da economia da região, através do turismo atraído por este evento.

Um projeto que conta com o escritor José Luís Peixoto enquanto principal impulsionador da construção de um original roteiro literário.

Samuel Úria, Ana Laíns, Joana Espadinha, Mário Laginha e Camané, Albano Jerónimo e Leonor Barata, Luís Portugal, Surma e Luís Severo são alguns dos nomes que integram o cartaz dos Caminhos Literários e cujos espetáculos serão divulgados oportunamente.

Os Caminhos Literários implicam também a envolvência das comunidades locais e estão previstos eventos em diversas freguesias e locais de baixa densidade com interesse patrimonial e natural nos três concelhos envolvidos.

Todas as ações serão desenvolvidas de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde.

Pode consultar todo o programa AQUI.

 

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome