Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância: Biblioteca destaca Primo Levi como escritor do mês

Primo Levi (1919-1987) é o escritor do mês na Biblioteca Municipal Alexandre ‘Neill, em Constância.

- Publicidade -

“Há dois tipos de sobreviventes do Holocausto: os que calam e os que falam”, disse um dia este discreto químico italiano – vítima, como tantos outros judeus, das atrocidades que fizeram de Auschwitz um buraco negro na História do século XX.

Após o fim da guerra, Levi, que nunca deixou de ser o prisioneiro n.º174517, escolheu falar do horror nazi em vários dos seus livros, um dos quais, ‘Se Isto é um Homem’, crónica quase científica do que se passou, narrada de forma objetiva, viria a transformar-se num dos melhores reflexos literários do dever de memória que pesava sobre quem conseguiu escapar do inferno.

- Publicidade -

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome