Alcançaram números muito significativos de participantes os cinco percursos pedestres que integraram o II Festival das Grandes Rotas, evento que o concelho de Constância recebeu de 9 a 17 de setembro. Baseada nos números e nas opiniões recolhidas durante o evento, a Câmara Municipal de Constância, avalia com nota muito positiva a organização da Semana do Turismo Ativo e o festival.
Atividades de natureza e ar livre como canoagem, rappel, slide, aquabird, aquaball, stand up paddle e vertical playpen, levaram os participantes a superar muitos desafios.
Paralelamente decorreram diversos espetáculos, o Fotopaper, a mostra de Expositores Grandes Rotas, passeios de barco e visitas ao Borboletário Tropical, ao Museu dos Rios e das Artes Marítimas, ao Jardim Horto de Camões e ao Centro Ciência Viva – Parque de Astronomia.
Os “resultados muito positivos” estendem-se ao tecido económico do concelho, nomeadamente serviços de cafetaria, restauração e alojamento.
Recorde-se que focalizado em dois percursos sinalizados – a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo –, surgiu no ano passado o Festival das Grandes Rotas, uma iniciativa na qual se potenciaram os equipamentos, se criou dinâmica cultural e se valorizou o património natural e construído.
Impulsionada pelo sucesso da iniciativa, nesta segunda edição surgiu a Semana do Turismo Ativo, apostando no território do concelho de Constância com a realização de várias atividades nas áreas do turismo, do lazer, do desporto, da cultura e da ciência, sem esquecer o objetivo primordial – a valorização do interior centro como destino visitável nas mais diversas vertentes.
Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.