Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Autarquia deixa em Montalvo compromisso social em festa de Natal (fotos/video)

Saúde e mais serviços de proximidade aos idosos de Montalvo, como sejam a reabertura do posto médico e a criação de estruturas como centro de dia e lar para a terceira idade, são dois dos objetivos anunciados pelo presidente da Câmara de Constância no almoço convívio de Natal que juntou cerca de 150 pessoas no domingo na Casa do Povo de Montalvo.

- Publicidade -

“A Câmara está atenta a duas necessidades basilares da freguesia de Montalvo, como seja a falta de respostas sociais ao nível de um centro de dia e de um lar. Queremos apoiar uma solução nesse sentido, em parceria com a Misericórdia, e entendemos que a prioridade devia ser aqui” [em Montalvo], disse ao mediotejo.net o presidente Sérgio Oliveira (PS).

Sérgio Oliveira, presidente da CM Constância, deixou em Montalvo um compromisso social em plena festa de Natal. Foto: José Bandos

- Publicidade -

Por outro lado, acrescentou, outro problema identificado e a que a autarquia quer dar resposta, prende-se com o facto da extensão de saúde em Montalvo estar encerrada, tendo a população de se deslocar ao centro de saúde de Constância para os atendimentos médicos e receituário.

O autarca afirmou ser “compromisso” da Câmara Municipal que, “se a administração central não assumir as obras que sejam necessárias fazer na extensão de saúde [instalado na Casa do Povo de Montalvo] e mesmo que não assuma a responsabilidade de contratar um médico para vir cá, a Câmara Municipal está a tomar as diligências necessárias no sentido de perceber quais as obras que são necessárias serem feitas para que, se for possível com o orçamento municipal, a Câmara as assumir, a exemplo do que outras autarquias fizeram por esse país fora”.

Segundo acrescentou Sérgio Oliveira, a autarquia irá ainda “mais além, no sentido de contratar um médico para colocar aqui em Montalvo” porque, defendeu, “é fundamental prestar esse serviço de proximidade a esta população”.

“Estamos a ver com a administração central qual a melhor solução e até ao mês de maio queremos ter a situação definida”, adiantou.

Em jeito de prenda, ficou o compromisso público da Câmara em dotar Montalvo de mais saúde de proximidade e mais serviços sociais aos idosos de Montalvo, como sejam a reabertura do posto médico e a criação de estruturas como centro de dia e lar para a terceira idade. Foto: Freguesia de Montalvo

A informação do presidente da autarquia foi dada aos cerca de 150 populares que participaram no almoço da festa de Natal do idoso organizada pela junta de freguesia de Montalvo e que encheu a tarde fria de domingo de calor humano, tendo Sérgio Oliveira afirmado que a sua presença serviu para deixar este compromisso e acima de tudo para deixar um abraço e uma palavra de estímulo à população e em articular aos mais idosos, tendo muitos deles trabalhado na sua vida de sol a sol.

“Para a democracia estar completa é preciso ter respostas sociais para todos e em particular para os mais velhos”, disse, reafirmando o seu compromisso para com a comunidade de Montalvo.

Montalvo | Festa de Natal junta cerca de 150 idosos da freguesia

Publicado por mediotejo.net em Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Uma posição secundada por Jorge Pereira, vereador do PS e ex-presidente da junta de Montalvo, tendo referido ao nosso jornal que Montalvo “é a única freguesia do concelho de Constância sem resposta social” no momento, tendo elogiado também a história e a grandeza da Casa do Povo de Montalvo, espaço que acolheu o evento.

Para além de um almoço oferecido pela junta de freguesia de Montalvo, com a presença de todo o executivo [Nuno Rodrigues, secretário, e João Santos, tesoureiro, acompanham Ana Manique], presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia e demais eleitos, a par de vereadores da autarquia e convidados oficiais, a tarde contou ainda com a atuação do Grupo de Teatro da Palha de Abrantes, com a exibição da peça ‘A Partilha’, e do Grupo de Danças Tradicionais da Universidade Sénior de Constância.

Ana Manique, presidente da junta eleita em outubro pelo PS, disse ao mediotejo.net que “são estes momentos de solidariedade, de atenção para com os outros, que nos fazem crescer e aprender, também”, tendo feito questão de agradecer aos muitos colaboradores que, de forma voluntária, ajudaram a por de pé esta festa de Natal.

Em jeito de prenda, ficou o compromisso público da Câmara em dotar Montalvo de mais saúde de proximidade e mais serviços sociais aos idosos de Montalvo, como sejam a reabertura do posto médico e a criação de estruturas como centro de dia e lar para a terceira idade.

Fotos: José Bandos

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome