Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Junho 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Autarca diz que “não há condições” para se realizar Festas da Boa Viagem (c/áudio)

A cerca de um mês da data que tradicionalmente assinala o maior evento cultural e religioso do concelho de Constância, em que se unem as Festas do Concelho e a Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem, o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Oliveira, admite ao mediotejo.net que “não há condições para se fazerem as festas” este ano em consequência do atual contexto pandémico vivido. O autarca sublinha o “impacto significativo” que a não realização destas festas têm não só a nível económico para comerciantes e associações, mas também “o efeito psicológico” nas populações.

- Publicidade -

Há um ano por esta altura já era conhecido o cartaz das Festas do Concelho e da Nossa Senhora da Boa Viagem, em Constância, e que acabaram por ser canceladas devido à pandemia. Apesar de ainda não ter sido divulgada publicamente pela autarquia qual a decisão formal acerca da realização do evento deste ano, o presidente do Município de Constância admitiu em fevereiro, em declarações ao mediotejo.net, que “efetivamente, não estou a ver que haja condições para realizar as festas”.

“Nós ainda não fizemos sair nada nesse sentido, iremos fazê-lo sair mas acho que todos nós e as populações têm consciência de que não há condições para se fazerem as festas do concelho e a festa de Nossa Senhora da Boa Viagem novamente”, expressou Sérgio Oliveira ao nosso jornal, acrescentando que face ao atual contexto pandémico decorrente da Covid-19 “primeiro está o combate à pandemia, e depois se tudo correr bem, como tenho esperança que vá correr, temos tempo para fazer muitas festas”.

- Publicidade -

Recorde-se que já o ano passado as Festas do Concelho e Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, que decorreriam de 11 a 13 de abril, foram canceladas, devido à evolução da pandemia a nível nacional e por recomendação da Autoridade Local de Saúde Pública.

O autarca constanciense destaca o “impacto significativo” que acarreta a não realização destas festividades, nomeadamente “a nível do comércio local, restauração e hotelaria” que “já se ressentem pela situação que vivemos de confinamento, já estão fechados há largas semanas” e que já o ano passado não tiveram as receitas provenientes das festas.

“Não tiveram as festas o ano passado e com mais este ano sem festas tem um impacto significativo a nível económico para o pequeno comércio e para as pequenas em médias empresas, bem como para o tecido associativo do concelho que retirava dali uma boa fonte de financiamento através da dinamização ou dos quiosques de venda de bebidas ou das tasquinhas”, diz.

Ao impacto económico junta-se o “efeito psicológico que tem não fazer as festas dois anos seguidos”. “Era o ponto fundamental e principal de âmbito cultural e mesmo desportivo que se realizava no concelho, em que as populações colaboravam umas com as outras, se juntavam e havia uma colaboração e uma entreajuda muito grande”, lembra o edil.

As Festas do Concelho/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem representam o evento-maior da Vila Poema, enquanto espelho da cultura e identidade da terra e do seu povo, “um momento de união e de afirmação da nossa identidade coletiva”, conforme refere a autarquia constanciense.

“Uma festa que é feita por todas as forças vivas do concelho (Câmara, Juntas de Freguesia, Associações, Agrupamento de Escolas, Santa Casa da Misericórdia, Bombeiros, Guarda Nacional Republicana, Paróquia e a população em geral)”, onde saltam à vista as ruas ornamentadas, animação musical, a prova de atletismo, gastronomia, artesanato, bem como a tradição religiosa da bênção das embarcações e das viaturas.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome