Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Julho 31, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância assinala este sábado o Dia Nacional das Coletividades

Este sábado, a partir das 15:00, a zona ribeirinha de Constância recebe as comemorações do Dia Nacional das Coletividades, um evento promovido pela Câmara Municipal e pelas associações/coletividades aderentes, com o apoio da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.

- Publicidade -

Jogo da Macaca, Pião, Jogo do Burro, Malha Corrida, Corrida de Sacos, Tração à Corda e Andas Verticais são os diferentes jogos tradicionais portugueses que vão estar disponíveis no Dia Nacional das Coletividades, em Constância, os quais serão promovidos pela Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Constância, pela Casa do Povo de Montalvo, pelo Clube Estrela Verde, Grupo Recreativo e Desportivo de Vale de Mestre “Os Relâmpagos”, pela JICA – Juventude Inovadora com Atitude, e pela União Jazz Malpiquense.

COLETIVIDADESRegiste-se que do resultado dos jogos serão apurados os representantes concelhios para as Olimpíadas do Médio Tejo, cuja final decorrerá em Tomar, no dia 5 de outubro. Neste âmbito haverá também outros jogos desenvolvidos pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e por uma associação com atividade no âmbito dos jogos tradicionais, ao nível da demonstração.

- Publicidade -

Além dos jogos, na tarde de sábado, será também possível assistir à apresentação do grupo de metais da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, a um momento de dança pela Associação Popular e Social de Constância / Universidade Sénior e a uma aula de Yoga e de Meditação para crianças, promovida pelo Clube Estrela Verde.

Foi no dia 31 de maio do ano de 1924 que decorreu o 1º Congresso Regional das Sociedades de Educação e Recreio, tendo sido convencionada como a data de fundação da atual Confederação Portuguesa das Coletividades e, como tal, se declara este dia como o Dia Nacional das Coletividades. O Dia Nacional das Coletividades surge assim como reconhecimento ao associativismo popular, nas áreas da cultura, do recreio e do desporto.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome