Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Segunda-feira, Outubro 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Constância | Câmara quer instalar Monumento aos Marítimos junto à A23

A Assembleia Municipal de Constância rejeitou uma moção apresentada pela bancada da CDU na qual se defendia que a localização do monumento aos marítimos fosse na confluência do rio Zêzere com o rio Tejo. A decisão foi tomada na sessão do dia 30 com oito votos contra (PS) e duas abstenções (1MIC e 1 PS). Apenas a CDU votou a favor. É intenção da Câmara instalar o referido monumento na rotunda à entrada de Constância, junto à A23.

- Publicidade -

Foi em 15 de dezembro de 2016 que a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, erguer um Monumento aos Marítimos, de forma a perpetuar as vivências e a atividade económica que durante séculos predominou no Concelho.

No texto da moção, a CDU recorda que “a designação do monumento como Monumento aos Marítimos de Constância, ele assumir as características principais de um varino, o nome “Boa Viagem” fazendo jus à protetora que todos os anos homenageamos e a localização do futuro monumento foram algumas das decisões então tomadas”.

- Publicidade -

Por isso diz-se “surpreendida” com a alteração da localização do monumento “da zona da confluência dos rios Tejo e Zêzere, onde durante séculos se desenvolveu toda a atividade comercial e do transporte fluvial, para a rotunda situada na EN3 à saída da A23”. Considerava a CDU ser “imperativo” instalar o monumento junto aos rios.

Não foi esse o entendimento da maioria socialista que rejeitou a moção.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome