Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Maio 11, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância: Aprovados 30 mil euros em apoios a associações concelhias (Corrigido)

A Câmara Municipal de Constância aprovou na última reunião de executivo camarário, realizada dia 8 de setembro, um total de cerca de 30 mil euros em apoios financeiros a nove associações do concelho. A autarquia de Constância tem ainda previsto no seu orçamento uma verba de cerca de 12 mil euros para bolsas de estudo.

- Publicidade -

Estes apoios financeiros decorrem no âmbito do Programa Municipal de Apoio ao Associativismo para o ano de 2016 ao qual se candidataram nove associações concelhias que vão ser apoiadas pela autarquia na realização de atividades de âmbito cultural, recreativo, desportivo e social.

A proposta dos apoios a conceder às nove associações concelhias foi aprovada por unanimidade mas não deixou de ser alvo de discussão entre os membros do Executivo camarário.

- Publicidade -

Primeiro, para esclarecer valores de apoio ligados à prática da modalidade de patinagem que implicaram a alteração ao texto da proposta de apoios, uma questão levantada pelo vereador do PS, António Mendes.

De seguida, Natércio Candeias (PS) sugeriu que o Torneio de Futsal de Montalvo deveria de ser mais apoiado porque é um evento “que traz pessoas à terra”, tendo também referido que não concorda com a decisão da Comissão de avaliação das candidaturas, referindo que o relatório “é tendencioso”.

Em resposta a esta afirmação de Natércio Candeias, o vice-presidente da autarquia de Constância, Arsénio Cristóvão, referiu que “há atividades que se realizam e que não têm receitas, como é o caso da atuação de um rancho, e que há outras atividades que têm receitas, como o Torneio de Futsal de Montalvo que gera lucros com a venda de bebidas e lotos”.

“Nenhuma associação do concelho perde com a Câmara Municipal”, salientou o vice-presidente Arsénio Cristóvão, tendo Natércio Candeias (PS) referido que a Casa do Povo de Montalvo “ajuda as crianças e as famílias do concelho”.

Durante a discussão deste ponto da Ordem de Trabalho, Júlia Amorim, presidente da Câmara Municipal de Constância, salientou que a Comissão deu o seu parecer às candidaturas tendo em conta o regulamento que foi aprovado pela autarquia.

300 euros para Associação Humanitária de Montalvo

Da Ordem de Trabalhos da reunião de Câmara de Constância fazia ainda parte a discussão e votação de um pedido de apoio da Associação Humanitária de Apoio à Terceira Idade de Montalvo, no valor de cerca de 300 euros, para comparticipação da autarquia em 25% do valor das obras que foram realizadas nas instalações da referida associação. Apesar de discutido, este ponto foi aprovado por unanimidade.

Na mesma sessão da reunião de Câmara foi ainda aprovada por unanimidade a proposta de alteração ao regulamento “Constância Maior Valor”, Ação 4 – Bolsas de Estudo ao Ensino Superior, documento que vai agora estar disponível para discussão pública durante 30 dias para depois ser aprovado em reunião de Câmara e em sessão da Assembleia Municipal.

No âmbito deste programa de apoio aos estudantes do ensino superior residentes no concelho, a autarquia de Constância tem previsto no seu orçamento uma verba de cerca de 12 mil euros para bolsas de estudo.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome