Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Constância | Ana Paula Basílio (PS) toma posse como vereadora da Câmara Municipal

Precisamente a um mês das eleições autárquicas de 26 de setembro, na quinta-feira, Ana Paula Basílio prestou juramento para desempenhar a função de vereadora na Câmara Municipal de Constância, cargo que vai desempenhar por um mês e sem pelouros atribuídos. A tomada de posse surge na sequência da renúncia ao mandato por parte de Jorge Pereira.

- Publicidade -

“Afirmo solenemente, por minha honra, que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas”, afirmou Ana Paula Basílio na sua tomada de posse enquanto vereadora da Câmara Municipal de Constância, a 26 de agosto.

Com 51 anos e residente em Montalvo, Ana Paula Basílio é licenciada em Gestão de Empresas pela Escola Superior de Gestão de Santarém e mestre em Sistemas de Informação de Gestão pelo Instituto Superior de Contabilidade e Gestão de Coimbra, desempenhando atualmente as funções de controlling assistant na empresa Gallo Worldwide.

- Publicidade -

A tomada de posse enquanto vereadora precedeu a sessão pública do executivo camarário de Constância, na qual também a já vereadora Filipa Montalvo desempenhou pela primeira vez outra função: a de vice-presidente da autarquia, cargo que manterá até ao final do mandato.

Esta mexida no executivo socialista acontece depois da renúncia ao mandato por parte do vice-presidente da Câmara Municipal de Constância, Jorge Pereira, a 22 de agosto e anunciada em despacho a 23 de agosto.

Questionado pelos jornalistas, o presidente da autarquia, Sérgio Oliveira, escusou-se a fazer comentários sobre os “motivos pessoais e profissionais” que levaram à renúncia de Jorge Pereira, dizendo apenas que o agora ex-vereador “entendeu que era o melhor para ele renunciar ao mandato, e respeito essa decisão”.

Recorde-se que Jorge Pereira não integrava, já antes da renúncia, as listas do Partido Socialista para os órgãos autárquicos nas eleições de setembro próximo (tal como acontece com a vereadora Filipa Montalvo).

Sobre este assunto e a possibilidade de a renúncia estar ligada a este facto, Sérgio Oliveira apenas diz que é natural existirem mudanças nas listas. “As listas partidárias são construídas e as mudanças sempre aconteceram, sempre aconteceram mexidas nas equipas à Câmara e isso deve ser entendido com naturalidade”, afirmou.

A reação à renúncia do vice-presidente constanciense chegou também por parte da oposição, com a vereadora Júlia Amorim (CDU) a recordar em reunião de Câmara um comunicado do Partido Socialista em 2017, no qual comentava a renúncia do vereador da CDU Daniel Martins como um “sinal de esgotamento do projeto autárquico da CDU em Constância”.

“As questões internas partidárias só a essas mesmas forças partidárias dizem respeito. De todo modo, a 11 de agosto de 2017, em comunicado, o Partido Socialista dizia que desejava as maiores felicidades ao vereador Daniel mas não podia deixar de considerar ser este mais um sinal de esgotamento do projeto autárquico da CDU em Constância”, disse, rematando que o “esgotamento do projeto autárquico da CDU em Constância decorreu após 30 e tal anos enquanto este, pelos vistos, não chegou a durar quatro anos”.

Com a saída de Jorge Pereira, os pelouros que eram da sua responsabilidade passam para as mãos do presidente da Câmara Municipal, nomeadamente: Proteção Civil, Saúde, Obras Municipais, Desporto e Juventude, Ambiente, Equipamento Urbano e Rural (mercados, feiras, sinalização e trânsito, infraestruturas), e ainda o da articulação com as freguesias.

A vereadora Ana Paula Basílio fica assim sem nenhum pelouro atribuído.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome