Constância comemora a chegada do novo ano com um momento especial que vai ser interpretado no órgão histórico da Igreja Matriz de Constância este domingo, dia 19 de janeiro, às 16:00, pelas mãos da organista constanciense Ana Elias.
Numa organização da CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão, o concerto deste domingo promete um programa inteiramente preenchido com música para tecla onde o órgão assume particular protagonismo.
De realçar que, na Igreja Matriz da vila, está guardada uma relíquia do património cultural constanciense: o Órgão Histórico de Constância, obra de António Xavier Machado e Cerveira, figura cimeira da organaria portuguesa.
Instalado no coro alto da Igreja, data de 1827 e é apreciado pela sua arquitetura e musicalidade, algo que se deve à atenção regular que o tem mantido em condições de funcionamento.
A par do carrilhão LVSITANVS, o órgão histórico constitui um dos ex-libris culturais e identitários do património da Vila Poema.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.