Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Segunda-feira, Novembro 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Constância | Agulhas para rede de pesca são ‘Peça do Mês’ no Museu dos Rios e Artes Marítimas

Um conjunto de agulhas para a rede de pesca do século XX são a ‘Peça do Mês’ do Museu dos Rios e Artes Marítimas, em Constância, uma iniciativa que pretende dar a conhecer à comunidade os diversos elementos patrimoniais da vila poema e respetiva história.

- Publicidade -

As agulhas em exposição foram confecionadas manualmente em meados do século XX (à exceção da agulha de plástico) e deram entrada no acervo do Museu dos Rios e das Artes Marítimas (MRAM) em 1990.

Refere o MRAM que a agulha de fazer e remendar rede é um objeto que começou por por ser feito em madeira (freixo, oliveira, salgueiro) e, com o passar do tempo foi feito noutros materiais, nomeadamente em plástico. “De uma maneira geral, as agulhas eram feitas pelos próprios pescadores, que utilizavam para o efeito uma navalha e o seu tamanho variava consoante a dimensão da malha”, refere nota do museu.

- Publicidade -

“A arte de fazer e remendar as redes de pesca passava de geração em geração, mas mais tarde os pescadores passaram a comprar a rede já feita, apesar de continuarem a arte de remendar as redes”, é ainda referido.

Peça do Mês, Constância. Imagem: MRAM/Município de Constância

O mês de junho assinala a sexta edição desta iniciativa do Museu dos Rios e das Artes Marítimas. O conjunto de agulhas para rede de pesca pode ser apreciado no Museu dos Rios e Artes Marítimas ou virtualmente, através da nas páginas de Facebook do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Município de Constância.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome