- Publicidade -
Sábado, Janeiro 22, 2022
- Publicidade -

Constância | Acampamento ‘Margaridas’ junta cerca de 850 escuteiros

O Acampamento Margaridas 2018, que decorre a partir deste sábado em Constância, junto ao Centro Ciência Viva e até dia 13 de fevereiro, vai contar com a participação de cerca de 850 escuteiros vindos um pouco de todo o país.

- Publicidade -

É a 28ª vez que se realiza esta iniciativa organizada pelo Agrupamento 707 (sedeado em Constância Sul), do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Este ano o tema geral é “Nem Tudo é Carnaval”, e o tema particular é “As Aventuras de Astérix e Obélix”.

- Publicidade -

O Acampamento é dividido em quatro campos: Lobos – Iª Secção – Missão Cleópatra, Maçaricos – IIª Secção – Jogos Olímpicos – Touros – IIIª Secção –Os Vikings – Corvos – IVª Secção – César.

Pretende a organização que o acampamento Margaridas seja marcado por aventuras escutistas e uma vivência dos Homens que num dia receberam o Amor e a Luz de Cristo e se tornaram peregrinos e missionários de Jesus. O Acampamento das Margaridas procurou e procura ser sempre uma festa do escutismo de vários agrupamentos e de diferentes regiões.

- Publicidade -

Este acampamento tem como objetivos iniciar um novo século de movimento escuta sempre fiel aos princípios do seu fundador, contribuir para a formação integral dos jovens através de ideias novas para uma nova geração, proporcionar uma atividade, onde a técnica e o escutismo no seu espírito de globalização esteja sempre atual e promover entre todos os escuteiros que o encontro nesta data não é por mero acaso e que de facto Nem Tudo é Carnaval, mas sim um escutismo.

O Acampamento Margaridas decorre no concelho de Constância de forma interrupta desde 1990. Foi sonhado e idealizado por dirigentes do Agrupamento 707, que no Carnaval de 1990 lançam a ideia no terreno, contando na altura com a participação de 65 elementos do CNE e 12 elementos do grupo 49 da AEP de Lamego.

Até ao ano de 2004 esta iniciativa escutista decorreu no Campo Militar de Santa Margarida, este ano, e pelo décimo segundo ano consecutivo, as Margaridas 2018, têm lugar no parque junto ao Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia, contando para o efeito com o apoio da Câmara Municipal de Constância.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome