Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | A Vila Poema na Sinfonia nº 6 de António Victorino d’Almeida (c/ vídeo)

A XXXI Feira do Livro de Constância terminou no passado domingo, dia 4, com a apresentação do documentário sobre a “Sinfonia nº 6 da UMinho”, composta por António Victorino d’Almeida. O maestro passou o fim-de-semana na vila e depois da sessão “À Conversa com…” de sábado, regressou ao palco do Cine-Teatro Municipal no dia seguinte para se sentar ao piano. Falámos com esta figura incontornável do panorama musical português sobre a obra, o percurso profissional e a cultura em Portugal.

- Publicidade -

A trigésima primeira edição da Feira do Livro de Constância terminou no passado domingo depois de um programa de sete dias que incluiu conversas e apresentações de obras com quase duas dezenas de escritores e bloggers, demonstrações culinárias, espetáculos de teatro, seminários e atividades lúdico-pedagógicas para os mais novos.

Fotos: mediotejo.net
Fotos: mediotejo.net

- Publicidade -

Para o último dia ficou reservada a apresentação da “Sinfonia nº 6 da UMinho”, composta por António Victorino d’Almeida no âmbito das comemorações do 40º aniversário daquela universidade. O Cine-Teatro Municipal recebeu esta figura incontornável do panorama musical português no último meio século e cujo percurso iniciado aos sete anos de idade engloba literatura, televisão, teatro e cinema.

Fotos: mediotejo.net
Fotos: mediotejo.net

Falámos com o maestro sobre a composição inspirada nas palavras de Júlio Dinis e Aquilino Ribeiro e na praia de Moledo (Caminha, Viana do Castelo), sem esquecer o estado da cultura no nosso país. A conversa não decorreu no palco que ocupou poucos minutos depois, mas sim na plateia enquanto o público ia ocupando os seus lugares.

Fotos: mediotejo.net
Fotos: mediotejo.net

A exibição do documentário foi antecedida por uma breve conversa moderada por Daniel Martins, vereador municipal, na qual se juntaram a António Victorino d’Almeida Alice Junqueira, a jovem de Constância que apresenta o vídeo, e Dinis Ribeiro, da empresa ArtCanter, que o produziu.

No final, a “Sinfonia n.º 6 da UMinho” saltou da tela para o piano pelas mãos do seu criador que, como é hábito, lhe juntou o improviso e tornou o momento único.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome