Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Julho 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Até domingo VN Barquinha acolhe XXII edição do Mês do Sável e da Lampreia

Banhado por três rios – O Tejo, a sul, o Nabão, a Norte, o Zêzere, a Este – o município de Vila Nova da Barquinha tem no peixe do rio a sua principal fonte de sabores, sendo que a mostra gastronómica tem como principal objetivo “promover a cozinha típica e tradicional, e dinamizar o turismo e a economia local” deste município ribeirinho, destacou o presidente da Câmara Municipal local.

- Publicidade -

- Publicidade -

“É um evento de grandes dinâmicas comerciais, não só em Vila nova da Barquinha como na região envolvente”, destacou Fernando Freire, ele próprio um “bom garfo” no que à gastronomia local diz respeito.

savel2“A lampreia não tem meio-termo: ou se ama ou se odeia. Eu sou um apreciador desse pitéu, confecionado de todos os modos e feitios, seja frita, grelhada, ou em ensopado”, confessou o autarca de Barquinha, que disse ainda já ter muitos amigos convidados para participarem nesta romaria aos saberes e sabores do rio.

- Publicidade -

Iguarias como Açorda de Sável e Arroz de Lampreia, entre outras receitas tradicionais, são servidas à mesa dos restaurantes aderentes, na altura do ano em que se podem degustar estas espécies, por força do ciclo de arribação, num concelho cuja história está intimamente ligada à atividade piscatória.

savelOs visitantes que visitarem os restaurantes aderentes poderão ganhar bilhetes para passeios de barco ao Castelo de Almourol e conhecer um monumento de referência na região e no país, com um património arquitetónico e paisagístico que lhe conferem o título de Monumento de Interesse Nacional, e agora já com os conteúdos museológicos disponíveis para os turistas (1 bilhete por dose, sendo a promoção válida apenas ao fim de semana).

A XXII edição do Mês do Sável e da Lampreia está a realizar-se desde o dia 27 de fevereiro e decorre até domingo, dia 27 de março, nos restaurantes aderentes: Stop (Atalaia), Almourol (Tancos), Ribeirinho (VN Barquinha), Tasquinha da Adélia (VN Barquinha), Soltejo (VN Barquinha), e Chico, este último em Praia do Ribatejo.

savel1O arroz de lampreia e o sável frito com açorda serão pratos comuns a todos os restaurantes, no âmbito deste festival gastronómico cujas ementas apresentam ainda outras sugestões para o palato e degustação, como o ensopado de lampreia ou as espetadas de lampreia, para além do sável, frito ou grelhado e escalado. Bom apetite!

Restaurantes aderentes:

Almourol – 249720100

Chico – 249733224

Ribeirinho – 249712292

Soltejo – 249720157

Stop – 249710691

Tasquinha da Adélia – 249711792

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here