Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

CIM Médio Tejo concluiu 2 candidaturas intermunicipais

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) anunciou hoje terem sido concluídas duas candidaturas de projetos intermunicipais designadamente “Médio Tejo – Gestão em SIG” e “Afirmação Territorial do Médio Tejo” promovidas no âmbito do Contrato de Subvenção Global celebrado entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a ex-Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul e a Autoridade de Gestão do PO Regional do Centro (Mais Centro).

- Publicidade -

As Candidaturas “Médio Tejo Gestão em SIG” e “Afirmação Territorial do Médio Tejo” totalizam 2.513.653,80 Euros e 864.502,02 Euros de montante FEDER, respetivamente.

Das ações promovidas no âmbito da operação “Médio Tejo Gestão em SIG”, a CIMT, em comunicado, realça a realização de cartografia numérica vetorial à escala 1: 2000, a atualização e retificação de cartografia numérica vetorial à escala 1: 10 000, a implementação de sistemas de informação geográfica, da qual se destaca os serviços online – emissão de plantas de localização online acessível nos sítios autárquicos dos municípios orientados para os cidadãos e empresas.

- Publicidade -

Segundo a CIMT, a realização desta operação permitiu a criação de instrumentos de apoio na tomada de decisão no âmbito da caraterização do território suscetíveis de induzir melhorias qualitativas nos processos de planeamento e ordenamento do território.

Relativamente à operação “Afirmação Territorial do Médio Tejo”, este foi o primeiro projeto intermunicipal na área do turismo implementado na região, tendo contribuído para a otimização dos recursos e para dinamização e promoção das potencialidades turísticas do Médio Tejo, promovendo a região no seu conjunto.

Das ações promovidas realça-se a produção de diverso material de promoção turística, a implementação dos sítios autárquicos do Médio Tejo e a aquisição da APP mobile – DESCUBRA – 13 aplicações móveis com informação turística diversa para os 13 concelhos e 1 APP sobre a região.

A CIMT destaca ainda a criação de rede HERITY, uma rede internacional certificada na região composta por 26 bens culturais, e o seu impacto na sensibilização dos gestores destes bens, bem como dos técnicos das autarquias da região para a questão de uma gestão patrimonial de qualidade.

Na missiva, é igualmente destacada a realização no Médio Tejo do maior e mais prestigiado evento de Wakeboard, que até 2015 sempre se realizou nos Estados Unidos da América. O impacto da realização deste evento extravasou o município de Ferreira do Zêzere que acolheu o evento, tendo beneficiado os restantes municípios da região com a vinda dos atletas e acompanhantes e público.

“Este afluxo de pessoas foi uma excelente oportunidade de dinamização socioeconómica para o Médio Tejo, assim como para o desenvolvimento do seu potencial turístico (Hotelaria, Restauração, Património, Eventos, etc)”, pode ler-se.

Segundo a CIMT, este projeto “não pretende ser apenas uma iniciativa isolada da realização do Campeonato do Mundo de Wakeboard e tem um desígnio mais abrangente assente num conceito intermunicipal inovador, o de criar a primeira Estância de Wakeboard do mundo”, através dos 5 Cable Parks já instalados nas praias fluviais de Fernandaires (Vila de Rei), do Lago Azul (Ferreira do Zêzere), Aldeia do Mato, (Abrantes), Trízio (Sertã) e Praia dos Montes (Tomar).

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome